Sessão da Câmara é marcada por agradecimentos a eleitores e felicitações aos eleitos

Rodrigo Diguerê, um dos poucos vereadores da oposição reeleito, parabenizou o prefeito Marco Lage, mas não deixou de dar uma alfinetada

9/10/2024 – O retorno aos trabalhos legislativos em plenário após as eleições municipais, na terça-feira (8), foi marcado pelos discursos de agradecimento dos vereadores reeleitos e daqueles que não conseguiram garantir vaga para a próxima legislatura. Oposicionistas reconheceram a credibilidade do prefeito Marco Antônio Lage (PSB) junto ao povo e o parabenizou pela expressiva votação.

“Quero cumprimentar a todos os meus colegas vereadores que disputaram as eleições e desejar sucesso aos que continuam, dizer aos que não irão continuar que a vida continua e que a eleição acontece de 4 em 4 anos para que tenhamos a oportunidade sempre da mudança, da renovação, mas também dá oportunidade do povo reavaliar os seus conceitos. Quero aqui desejar sucesso ao atual prefeito que foi reconduzido ao cargo e dizer que Itabira é prioridade”, agradeceu o vereador Neidson Dias Freitas (MDB), que aproveitou ainda pra agradecer a vereadora Rosilene Félix Guimarães (PSD) que formou chapa com ele na disputa pela Prefeitura.

Vereador Neidson Freitas

Ele também agradeceu pela receptividade do povo nas ruas durante sua campanha como candidato a prefeito.

Rodrigo Alexandre Assis Silva “Diguerê” (MDB) um dos poucos vereadores da oposição reeleito para a próxima gestão, também parabenizou o prefeito Marco Lage, reconhecendo sua credibilidade junto à população, mas não deixou de dar uma alfinetada.

“Quero cumprimentar a Rose (Félix) e o Neidon (Freitas) pela disputa por levar proposta para o povo itabirano. Parabenizar aos novos vereadores eleitos, desejar que façam um ótimo trabalho por Itabira e ao prefeito Marco Antônio parabenizar pela vitória que o povo reconheceu nas urnas e que ele também coloque em prática pautas importantes que não foram colocadas neste primeiro momento, tais como: desenvolvimento econômico, tais como água, tais como geração de empregos e rendas na nossa cidade. Mas deu certo aí e a população votou e nós estamos aí para trabalhar por Itabira”.

Apesar de reconhecer a aprovação do prefeito nas urnas, Diguerê fez questão de destacar os impactos positivos dos debates provocados pela oposição no plenário, demonstrado na opinião dele, no primeiro discurso de Marco Antônio após o resultado da eleição.

“Tenho orgulho de dizer isso, que nós [oposição] fomos a voz da população pra fazer os apontamentos que precisavam ser feitos. Eu e vários colegas que se posicionaram na oposição. Ninguém fez esse movimento pra prejudicar a cidade. No entanto, após a eleição do prefeito, a primeira coisa que ele disse é que vai resolver problemas que já deveriam ter resolvido. Então serviu de alguma coisa as cobranças. Espero que realmente faça, porque nós temos a oportunidade de morar numa cidade que arrecada R$ 3 milhões por dia e estou aqui à disposição pra ajudar no que for bom para a cidade”.

Vereadora Rose Félix

Outra que atribuiu a votação do prefeito à sua boa popularidade e aprovação de sua gestão foi Rose Félix. Ela também defende a importância de se reconhecer e respeitar a escolha do povo. Mas deu uma dica para o prefeito, chamando atenção para a importância do respeito às opiniões contrárias e em especial à imprensa, que foi tão ignorada na atual gestão e da priorização de Itabira com projetos que garantam a sustentabilidade do município após a mineração.

“E eu quero dar os parabéns aos eleitos, ao prefeito, que faça uma boa gestão como essa. Que seja de sucesso como essa, que é através das urnas que a gente tem que reconhecer se foi aprovado ou não, então a aprovação veio através do voto da população. Então que a próxima gestão seja de sucesso como essa, mas que coloca como prioridade o futuro de Itabira porque nós que vivemos aqui, sabemos o que sofremos com a ameaça com o fim da mineração e precisam ser pautados os projetos que vão fazer o futuro de Itabira esteja alicerçado em bons projetos, por boas obras estruturais, projetos que realmente nos leve a ser a cidade que nós merecemos ser”.

Para a imprensa, pediu respeito. “A imprensa que participa conosco, participou também, teve um papel na cobertura das eleições muito obrigada a todos vocês, que sejam mais valorizados no próximo governo, que sejam mais respeitados no próximo governo, que é isso que a gente espera, uma Itabira realmente inclusiva e que as divergências de opiniões sejam respeitadas. É isso que nós queremos uma Itabira para todos nós”.

Os vereadores da oposição derrotados nas urnas, também receberam cumprimento dos governistas que deixaram as diferenças de lado para agradecer o trabalho exercido juntos e a experiência compartilhada em plenário.

“A gente parabeniza o prefeito Marco Antônio, que foi um resultado de 76,13% de votos obtidos. Quero deixar um abraço a todos [vereadores] que não foram reeleitos, porque eu aprendi com todos”, afirmou Bernardo Rosa (PSB).

O líder do governo na Câmara, Carlos Henrique de Oliveira (PDT) ainda em êxtase pela votação recorde na cidade para o Legislativo, agradeceu os votos, enalteceu a pessoa do prefeito e reconheceu a competência de colegas da oposição, aos quais ele afirmou fazerem um trabalho brilhante na Câmara. Mas o seu maior sentimento demonstrado, foi mesmo de gratidão.

Vereador Carlos Henrique Oliveira

“Então a minha gratidão aqui aos 3.013 eleitores que acreditaram em mim, 3.013 obrigado e irei trabalhar para os 113 mil itabiranos aqui”, disse depois de afirmar que irá trabalhar para quebrar o próprio recorde daqui a quatro anos.

Os agradecimentos e felicitações foram apresentados por todos os vereadores que frisaram o respeito à vontade do povo.