Semana Cultural vai garantir atividades voltadas para público cristão em Itabira

“Precisamos fomentar em Itabira vários dias de eventos cristãos, não apenas um dia de evento, mas uma semana, por exemplo”, dia a vereadora Jordana Machado

26/03/2025 – Com o objetivo de promover a integração da comunidade cristā de Itabira, valorizando suas culturas religiosas, por iniciativa da vereadora Jordana Madeira Dias (PDT), a Câmara Municipal de Itabira aprovou a instituição da Semana Cultural Cristã, evento que promove a cultura e as manifestações artísticas da comunidade cristã.

A proposição visa ainda estimular a produção artística e cultural de temática cristã e fomentar o turismo religioso no município.

A parlamentar destacou que sua intenção é suprir uma lacuna em termos de eventos culturais em Itabira. “Precisamos fomentar em Itabira vários dias de eventos cristãos, não apenas um dia de evento, mas uma semana, por exemplo”, disse.

O projeto de lei sugere que, durante a semana, sejam promovidas apresentações musicais de grupos e cantores cristãos, teatros e espetáculos de dança com temática religiosa, palestras e debates sobre temas relevantes para a comunidade cristã.

“A gente não precisa só de um show. A gente precisa que tenha esse evento cristão voltado para todas as religiões”, enfatizou Jordana Madeira, reforçando a fala do vereador Rodrigo Alexandre Assis Silva “Diguerê” (PTB), que lembrou que não se trata de uma religião, mas de todas aquelas que creem em Jesus Cristo.

A proposta inclui celebrações ecumênicas e eventos de oração, atividades recreativas e esportivas para crianças e jovens e ações de cunho social.

Diz o texto que o Poder Executivo poderá ainda estabelecer as parcerias necessárias com a iniciativa privada, entidades e órgãos públicos para a realização do evento, bem como promover ações de divulgação e captação de recursos.

O projeto recebeu a atenção dos demais vereadores que fizeram questão de destacar a importância da matéria.

O presidente, vereador Carlos Henrique Silva “Carlin Filho Sacolão” (Solidariedade) lembrou que as igrejas evangélicas têm contribuído, decisivamente, para a criação de uma sociedade mais justa e humana.