Sem data oficial de inauguração, Prefeitura monta palanque para lançar programa de segurança

Apresentação do serviço aconteceu na noite desta quarta-feira (3) em estrutura montada no anexo do Paço Municipal

4/4/2024 – Buscando maior visibilidade às ações de governo, a Prefeitura de Itabira lançou na noite de quarta-feira (3), em palanque montado no anexo do Paço Municipal, o programa Itabira Segura e Conectada. Contudo, a data de conclusão dos serviços e entrega oficial não foram divulgadas.

Conforme o Governo Municipal, o programa prevê o funcionamento, 24h por dia, de 134 câmeras de vigilância, 50 pontos de acesso gratuito à internet em vários pontos e distritos da cidade e dez totens de emergência com acionamento por botão. O investimento, feito por meio de adesão a ata de registro de preços com empresa de Goiânia, sem licitação, custará ao contribuinte itabirano R$ 16 milhões.

Conforme o contrato, as imagens serão acompanhadas em tempo real pelo Centro de Inteligência e Tecnologia de Itabira. O monitoramento contará também com suporte das forças de segurança, que terão acesso instantâneo.

Saiba mais

Além da conectividade, o programa atua como ferramenta de proteção de dados, suportado por um novo sistema de servidor que acompanha a tecnologia instalada na cidade. No final do programa, serão mais de 300 câmeras pela cidade, incluindo órgãos públicos.

Outro destaque é a capacidade de leitura de placas veiculares das câmeras que estarão em pontos estratégicos, sobretudo em entradas e saídas do município.