O vereador Carlos Luciano Ferreira da Silva (Avante) foto – apresentou duas indicações para votação durante a reunião da Câmara Municipal de Santa Maria de Itabira, de segunda-feira (27). Os dois pedidos estão ligados à saúde e segurança do servidor público municipal.
Com a primeira indicação, Carlos Silva solicitou ao prefeito Reinaldo das Dores Santos (PSD) a contratação de técnico de segurança no trabalho pela Prefeitura. O objetivo da indicação é que o serviço seja executado com qualidade e com segurança para todos: servidor público e população. A medida, no entendimento dele, vai beneficiar principalmente os servidores da Secretaria Municipal de Obras que trabalham expostos a riscos e agentes poluidores.
Na proposta aprovada pela Câmara, ele destaca que o profissional qualificado irá orientar os servidores na prevenção de riscos e acidentes, no uso correto de equipamentos de proteção individual (EPIs) e equipamento de proteção coletiva (EPC), tornando a execução dos trabalhos mais segura e confortável. “O técnico é o profissional que visa a segurança e bem estar dos trabalhadores, trabalhando sempre de forma preventiva”, justificou.
Numa indicação separada, o vereador indicou ao prefeito a necessidade de instalar grades de proteção ou levantar um muro na Unidade Básica de Saúde Lucas dos Santos Guedes, no distrito de Itauninha. De acordo com ele, o local se encontra aberto e está sendo utilizado como depósito de lixo, o que causa grande desconforto aos moradores e a quem trabalha na unidade.
Com a demanda, o vereador ainda demonstra preocupação com a questão insalubre promovida pela situação. “Os moradores apresentaram a demanda enfatizando que a unidade básica de saúde necessita de muro ou grade de proteção para evitar o depósito de lixo e até mesmo para a segurança dos equipamentos utilizados para atendimento médico”.
Ambas indicações do vereador receberam votação unânime do plenário e seguiram para análise do prefeito Reinaldo Santos.