Saae reconhece erro grave e promete ressarcir clientes em Itabira

Milhares de caixas foram poluídas com água suja e com mau cheiro

As críticas, vídeos e fotos que inundaram as redes sociais de Itabira entre sexta-feira (17) e sábado (18), denunciando que a água fornecida pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) estava com mau cheiro e suja, forçaram a autarquia da Prefeitura a montar uma força-tarefa para apontar um culpado pelo ocorrido. Não é a primeira vez que o itabirano reclama da qualidade da água fornecida pelo Saae.

O prefeito Marco Antônio Lage (PSB), como de costume, gravou vídeo para suavizar o problema, dizendo que o culpado seria identificado e púnico.

Contudo, mesmo tentando se esquivar da reponsabilidade, o Saae, que tem o direito e dever de captar, tratar e fornecer a água no município, reconheceu o erro grave, mesmo apontando empresa instalada no Distrito Industrial como a causadora da poluição do córrego do Candidópolis, que desemboca na Estação de Tratamento de Água (ETA) Pureza, responsável pelo abastecimento de 60% dos lares itabiranos.

Erro grave deverá ser reparado

Em nota, na tarde desta quinta-feira (16), o Saae informou que elabora um procedimento para ressarcir todos os clientes abastecidos pela ETA Pureza e impactados pelo ocorrido na cidade no último final de semana.

Não foi informado como será feito o cálculo e nem mesmo se o ressarcimento será em produto ou quantia em dinheiro.

O procedimento precisará também ser alinhado junto à Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb-MG).

Assim que formalizada a portaria que definirá esses aspectos, os clientes serão comunicados e ressarcidos. O Posto de Atendimento ao Cliente também está à disposição para quem desejar abrir um requerimento. A unidade funciona temporariamente na sede do Saae, localizada na rua Senhora do Carmo, 148, bairro Pará, de segunda à quinta-feira, das 7h às 17h. E nas sextas-feiras das 7h às 16h.

Para solicitar a abertura de requerimento, o cliente deve fornecer, no mínimo, os seguintes itens:

  • Número do cliente ou número instalação onde ocorreu o fato (ambos disponíveis na fatura de água);
  • Documentos pessoais;
  • Data e horário provável da ocorrência;
  • Relato do problema apresentado;

É importante informar também o número de telefone celular e e-mail para recebimento de informações sobre o andamento da solicitação.