Reinaldo Santos tem aprovação de 55% dos eleitores e 12% de rejeição

(Foto) Prefeito Reinaldo (2ª esq.) ao lado de vereadores de Itabira Jovelindo Oliveira e Reinaldo Lacerda e empresário Adilson Simeão

A um ano das eleições municipais (4 de outubro de 2020), gestores começam a ter seus mandatos avaliados por institutos de pesquisa.

Após os governos de Itabira, encabeçado por Ronaldo Lage Magalhães (PTB), e de Barão de Cocais, Décio Geraldo Santos (PV), passarem pela prova, conforme publicações no Folha Popular e folhanews.com.br, foi a vez do prefeito de Santa Maria de Itabira, Reinaldo das Dores Santos (Pros).

Na cidade, os 250 dias do governo passaram por análises do Instituto de Estudos Políticos da cidade de Lavras, que ouviu 235 eleitores acima dos 16 anos entre os dias 18 e 20 de setembro.

Conforme o gráfico apresentado, Reinaldo Santos tem 55,31% de aprovação popular positiva (boa), média alta se comparada a dos prefeitos Ronaldo Magalhães (18%) e Décio Santos (20%), conforme levantamentos feitos em agosto deste ano.

Na avaliação regular, Reinaldo Santos aparece com 23,04% e na negativa (ruim), 12,76%. Conforme o instituto, 8,51% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder. A margem de erro da pesquisa é de 5% e intervalo de confiança de 95%.

Para os políticos não reeleitos e que sonham com um novo mandato, estas avaliações funcionam como um semáforo, indicando atenção, pare ou siga.

  • Plano de governo
    O Folha Popular cobrou do governo santa-mariense informações em relação ao cumprimento do plano de governo apresentado durante as eleições de 2016, o qual estaria sendo listado. A informação preliminar é de que 90% já foi executado.