Rupert Freitas fala com a empresária Alessandra Mendes após a sabatina na Câmara
O secretário municipal da Agricultura e Abastecimento, Rupert Freitas, esteve na Câmara no dia 14 deste mês para prestar contas sobre a Expoita, realizada entre os dias 17 e 21 de agosto de 2022, e acabou fortemente confrontado pelos vereadores que apontaram irregularidades na terceirização dos serviços. A sabatina foi iniciada com uma denúncia apresentada pelo vereador Neidson Dias Freitas (MDB), tendo como foco a empresária Alessandra do Carmo Mendes.
Segundo Neidson Freitas, a itabirana dona da empresa de segurança Lions levou um calote de mais de R$ 37 mil ao prestar serviço para a festa agropecuária da cidade.
A Lions foi envolvida numa subcontratação promovida pela empresa Minas Evento, vencedora da licitação para realização da Exposição Agropecuária de Itabira (Expoita), realizada em agosto de 2022.
Depois de vencer o edital, a Minas Evento, por conta própria, decidiu distribuir os serviços e subcontratou a empresa Persa de Juiz de Fora para realizar a segurança da festa, que também optou por repassar o serviço para frente e subcontratou outra, a BFE de Ubá que subcontratou a empresa itabirana.
De acordo com o vereador, a situação já começou errada. “Uma cláusula do edital proíbe a subcontratação. No capítulo 14 do edital é vedada a sublocação do serviço. Então a Minas Evento já começou com erro contra a nossa cidade”, argumentou Neidson Freitas de forma taxativa.
Além de descumprimento das Legislação que rege a contratação pela Prefeitura e o calote dado à empresária local, Neidson Freitas enumerou uma série de irregularidades constatadas na realização do evento, em relação ao contrato licitado. Entre elas, a redução de palcos de dois para um, o cercamento que deveria ter sido feito e a empresa não fez, não foi feito acréscimo de vigilantes, deixou de instalar telões, entre outros itens que deixaram de ser cumpridos. E o vereador afirma que a redução dos serviços prestados, entretanto, não alterou o valor contratual.
Veja matéria completa na edição impressa do Folha Popular