Encontro aconteceu nesta terça-feira (11) e todos os vereadores foram convidados, contudo, sem divulgação da lista de presença
O prefeito Marco Antônio Lage se reuniu nesta terça-feira (11) com vereadores e abordou as ações adotadas pela Prefeitura para amparar e acolher as pessoas atingidas pelas fortes chuvas do último fim de semana. Durante a conversa, o chefe do Executivo também falou da necessidade de se promover um amplo projeto de infraestrutura em Itabira e pediu apoio aos parlamentares.
Todos os vereadores foram convidados pela Secretaria Municipal de Governo, contudo, não foi divulgada lista de presença. Além de Marco Antônio, também participaram da conversa representantes da Defesa Civil e das secretarias municipais de Ação Social e Obras. Foi detalhado aos legisladores quais as áreas mais atingidas, as principais urgências de atendimento e quais os próximos passos neste processo de acolhimento e resolução das demandas mais urgentes.
Para Marco Antônio, a reunião foi importante para dar transparência às ações da Prefeitura. Ao mesmo tempo, segundo comenta o prefeito, também serviu para expor aos parlamentares os problemas estruturais que precisam ser atacados em Itabira em médio e longo prazo.
“São problemas estruturantes que Itabira tem e que foram escancarados pelas chuvas do fim de semana. Ou que sempre foram escancarados nos anos passados a cada tempestade mais forte, mas, infelizmente não resolvidos até aqui. Problemas que precisamos atacar para não flertarmos com tragédias a cada período de chuva”, afirmou.
Marco Antônio explicou que a Prefeitura desenvolverá um amplo programa estrutural, voltado para a segurança dos moradores, sobretudo nos bairros onde tradicionalmente acontecem os problemas com as chuvas. Esse planejamento inclui, até mesmo, a possibilidade de construção de casas populares.
“Esse planejamento já está acontecendo, com avaliações das equipes técnicas, engenheiros e acompanhamento da Defesa Civil. Um plano que visa a segurança das comunidades, inclusive com remoções das áreas de risco. Precisamos garantir que haja tranquilidade aos moradores. Expus isso aos vereadores e disse que conto com o apoio deles para tornar isso possível no prazo mais curto possível”, disse o prefeito.