Prefeito Marco Antônio tem hoje a preferência dos eleitores como deputado estadual ou federal

Por outro lado, nomes como Bernardo Mucida, João Izael e Neidson Freitas são sempre lembrados pelos eleitores

21/11/2024 – O prefeito Marco Antônio Lage (PSB) nem foi reconduzido ainda à Prefeitura para seu segundo mandato e já tem preferência entre os eleitores itabiranos para representar o município na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O DataMG Centro de Informação e Pesquisas divulgou um levantamento nesta quinta-feira (21) sobre a intenção de votos dos eleitores itabiranos para a disputa das eleições gerais na cidade. A pergunta espontânea, em que o eleitor menciona sua preferência de voto sem a apresentação de uma lista prévia de nomes, indica que a grande maioria do eleitorado ainda não definiu a escolha.

O levantamento foi realizado entre os dias 15 e 18 de novembro, com 320 entrevistados, e possui margem de erro de 5,5% e intervalo de confiança de 95%.

Deputado Estadual

Marco Antônio Lage lidera com 14,5% das intenções de voto, seguido por João Izael (6,2%) e Bernardo Mucida (3,4%). Outros nomes mencionados incluem Ronaldo Magalhães (1,5%), Neidson (1,2%), Bruno Engler (0,9%) e Nozinho (0,9%). Nomes como André Viana, Bernardo Rosa e Carlin Sacolão Filho receberam 0,6% cada. Votos em “outros” somaram 6,2%, enquanto 5,9% indicaram branco ou nulo. A maioria dos entrevistados (55,6%) não soube ou preferiu não responder.

Não sabe ou não respondeu foi a resposta de 55,6% dos eleitores de Itabira consultados na pesquisa sobre a eleição 2026. Ainda na pesquisa espontânea Marco Antônio Lage aparece com 14,5%. O ex-prefeito João Izael Quer8ino Coelho, ocupa a segunda posição dos nomes mais bem avaliados, entretanto, ele fica com menos da metade dos votos. O gráfico indica 6,2% das intenções de voto.

Na sequência estão Bernardo Mucida com 3,4%, o também ex-prefeito, Ronaldo Lage Magalhães (1,5%), o vereador Neidson Dias Freitas, (1,2%), Bruno Engler (0,9%) e Nozinho (0,9%).

Nomes como André Viana, Bernardo Rosa e Carlin Sacolão Filho receberam menos de 1% ( 0,6%) cada. Votos em “outros” somaram 6,2%, enquanto 5,9% indicaram branco ou nulo.

Deputado Federal

O prefeito Marco Antônio também lidera a preferência dos eleitores para ocupar uma vaga na Câmara Federal. Na pergunta espontânea em quem o eleitor votaria para deputado federal, o prefeito obteve 6,5% das intenções de votos entre os ouvidos pela pesquisa. Com isso, entre os itabiranos, o chefe do Executivo municipal leva vatagem até sobre o deputado Nikolas Ferreira que aparece com 4,3%.

Neidson Freitas tem uma preferência maior na indicação para deputado federal pontuando 3,7% entre os favoritos. Na sequência estão André Viana (2,8%), Nozinho (1,5%) e Reginaldo Lopes (1,2%).

Bernardo Mucida, João Izael e Lincoln Portela receberam 0,9%, 0,9% e 0,6%, respectivamente. “Outros” somaram 3,1%, enquanto votos em branco ou nulo atingiram 7,4%. A indecisão foi ainda mais expressiva, com 67,0% dos entrevistados não sabendo ou preferindo não responder.

Análise

Os dados refletem o cenário político local, destacando a liderança de Marco Antônio Lage em ambos os cargos e a grande quantidade de eleitores indecisos, o que é natural neste momento. O favoritismo do atual prefeito reeleito é nítido, contudo basta saber se o mesmo renunciará para disputar algum cargo em 2026.

A favor pesa o fato de que o município itabirano não tem atualmente um representante tanto legislativo estadual ou federal. Por outro lado, eleitores do prefeito podem se sentir desapontados pelo fato do prefeito não completar o mandato.

Outros nomes terão mais dificuldade para viabilizar suas candidaturas. Especula-se que o atual Presidente do Sindicato Metabase deseja uma dobradinha com o prefeito Marco Antônio Lage. Por outro lado, nomes como Bernardo Mucida, João Izael e Neidson Freitas são sempre lembrados pelos eleitores.