Prefeito Marco Antônio envia para a Câmara projeto “Semana do Brincar em Itabira”

Projeto foi lido pela mesa diretora e encaminhado para avaliação das comissões (Foto: Heitor Bragança)

16/10/2024 – A Câmara Municipal de Itabira recebeu na tarde de terça-feira (15), um projeto de lei do prefeito Marco Antônio Lage (PSB) propondo a instituição da “Semana Municipal do Brincar”. O projeto dispõe sobre a política de estímulo ao brincar na infância em Itabira.

De acordo com a propositura, a “Semana Municipal do Brincar” deverá ser incorporada ao calendário oficial de eventos do Município e será comemorada anualmente na última semana do mês de maio, integrando-a às comemorações do Dia Mundial do Brincar, que acontece no dia 28 de maio, data instituída pela International Toy Library Association (ITLA).

O referido projeto tem por objetivo a valorização do brincar na vida da criança; o reconhecimento da infância como fase inaugural na vida de qualquer indivíduo e valorização da sua cultura; o resgate de brincadeiras tradicionais como forma de preservação e recriação do patrimônio lúdico da sociedade; o encontro intercultural e intergeracional em torno das brincadeiras; a valorização do brincar e apoio dessa ação ao longo da vida; o desenvolvimento integral, abrangendo todos os aspectos da personalidade, com foco nas interações e no brincar, segundo a visão holística da criança e a valorização da diversidade das infâncias presentes no Município, além da valorização e formação adequada e permanente dos profissionais que atuam diretamente com a criança, observado o Plano Municipal da Educação.

O projeto foi lido durante a reunião ordinária da Câmara e deverá ser submetido a análise das comissões permanentes do Legislativo antes de ser votado pelos vereadores.

Reunião

Mais uma vez, a Câmara Municipal teve uma reunião bem morna. Além da pauta esvaziada, não houve grandes manifestações por parte dos parlamentares.

Durante o encontro semanal, foram votados apenas projetos de segunda votação e as poucas manifestações por parte dos parlamentares foram para cumprimentar e felicitar os professores pela data comemorativa; dia 15 de outubro, Dia do Professor.

Com grande parte dos vereadores reprovados nas urnas, tudo indica que o clima mais ou menos das sessões se estenderão até o fechamento da atual legislatura.