Prefeito Marco Antônio começa a perder partidos aliados

Carta aberta foi entregue ao Secretário Municipal de Governo endereçada ao prefeito Marco Antônio Lage

Falta de diálogo e traquejo político faz governo patinar também com aliados

7/7/2023

A decisão do Partido Patriota de deixar a base do governo de Itabira ainda está rendendo muita discussão interna entre os seus membros.

Ontem (6), o presidente do partido, Clécio Lopes Patrocínio, pegou todo mundo de surpresa ao anunciar o racha com o prefeito Marco Antônio Lage (PSB). A decisão foi tomada em reunião do Diretório Municipal e comunicada em carta aberta entregue ao Secretário Municipal de Governo, Danilo Alvarenga Feitas endereçada ao prefeito Marco Antônio Lage (PSB, com cópia à população através da imprensa.

O documento, assinado por Clésio Patrocínio, reclama da falta de apoio e de diálogo do prefeito com os partidos que compõem a base governista.

“Atualmente, vimos a observar a Gestão Municipal, enxergando um cenário de descompasso, desalinhamento do Governo com a sua base política. Desde o início da sua Gestão Municipal, observa-se a falta de diálogo do governo com os partidos da base de sua campanha, aqui, o Patriota, seus aliados, e com os líderes locais. E tudo isso se intensificou, gerando a falta de alinhamento e comunicação do Governo Municipal com o Legislativo desde o início, o que recentemente, concretizou com o resultado de um presidente do Legislativo de oposição. Neste cenário caótico construído, o Patriota não ficou inerte, e continuou buscando a ajudar o governo na participação e construção desse diálogo político, mas até o momento, caminhando para os dois anos e meio de gestão, o governo não se manifestou ao apoio do Patriota e mais outros líderes itabiranos de sua base”.

O diretório levou em consideração o ideal da sigla, que é de um trabalho em conjunto pelo desenvolvimento da cidade e sua modernização. Apesar de destacar que o governo também trabalha pelos mesmos ideais, motivo relevante no apoio à campanha do atual prefeito, o Patriota não foi envolvido no processo da Administração da cidade. Clécio Patrocínio destaca ainda no documento que a falta de diálogo e desalinhamento, não só com o Patriota, mas com todos os demais partidos que compõem a base, vem se estendendo desde o início do governo.

Em outro trecho, Clécio Patrocínio enfatiza que foi essa falta de apoio e de alinhamento que levou o prefeito Marco Antônio a perder a presidência da Câmara Municipal na eleição da mesa realizada no final do ano passado, quando foi eleito o petebista, representante da oposição ao mais alto cargo do Legislativo. O oposicionista foi eleito inclusive com o apoio do vereador Sebastião Ferreira Leite “Tãozinho” (Patriota), único eleito pela sigla.

O vereador por sua vez, ainda não se posicionou em relação ao racha do seu partido, mas disse que ainda hoje fará uma declaração, depois que se reunir com o presidente da sigla.