O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, tomou posse, nesta terça-feira (14), como vice-presidente da Federação Nacional de Prefeitos (FNP). O chefe do Executivo vai representar, como coadjuvante, as cidades mineradoras na direção da entidade que reúne os municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes. A cerimônia em Brasília contou com presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de ministros do Governo Federal.
A posse se deu durante a 84ª Reunião Geral da FNP. O atual presidente, Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracaju/SE, foi reconduzido como presidente da entidade. Marco Antônio Lage assume, para o biênio 2023-2025, o cargo que antes era ocupado pelo prefeito de Parauapebas/PA, Darci Lermen.
Marco Antônio, com gravata vermelha, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Durante a posse, a FNP entregou ao presidente Lula um documento com as principais demandas das cidades brasileiras. Pautas prioritárias das médias e grandes cidades, como mobilidade urbana, reforma tributária, mudanças climáticas e sustentabilidade urbana, além de saúde, educação e déficit habitacional estão presentes no documento.
“Itabira entra de vez nas discussões políticas mais importantes do país. Teremos voz e vez nos debates e nas agendas nacionais, contribuindo com toda a nossa experiência, marcando a posição de um dos municípios que há mais tempo carrega consigo todos os impactos da mineração”, afirmou o prefeito Marco Antônio Lage sobre o papel que Itabira terá na FNP.
A plenária final da FNP, que marcou a posse dos novos diretores, também contou com a presença dos ministros da Casa Civil, Rui Costa; da Saúde, Nísia Andrade; Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Costa; das Cidades, Jader Costa; da secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macedo; da Secretaria de Relações Institucionais; Alexandre Padilha, presidente da Caixa, Rita Serrano; além de parlamentares e prefeitos de todo o país.