Prefeito Reinaldo Santos: “não esperava isso do Bernando Mucida, de gravar um vídeo com informação produzida de forma maliciosa”
Uma postura maliciosa e desnecessária. Assim está sendo considerada a estratégia do cientista político e deputado estadual Bernardo Mucida (PSD), que gravou um vídeo acusando que Santa Maria de Itabira não recebeu recursos estaduais por estar irregular no Cadastro Geral de Convenentes (Cagec) do Estado de Minas Gerais, informação justificada e desmentida pelo Governo Municipal.
Cagec regular emitida dia 28 de janeiro e Cagec atualizada para o mês de fevereiro – verbas indicadas pelo deputado ainda não chegaram
Conforme nota oficial da Prefeitura de Santa Maria, o deputado usou de má fé ao esperar o vencimento do Cagec dos municípios no último dia 30, que deu no domingo, para tirar o extrato e tentar se promover politicamente, atacando e denegrindo a imagem do prefeito Reinaldo das Dores Santos. “Olha, não esperava isso do Bernando Mucida, de gravar um vídeo com informação produzida de forma maliciosa, só para se promover em ano de eleição. Recebemos ao longo de minha gestão várias emendas por meio dos deputados Gustavo Valadares e Diego Andrade e de outros parlamentares que têm nosso respeito e admiração, que trabalham sem molecagem para convencer os eleitores. Não admito e não faço parceria com pessoas assim. Para ajudar o Bernardo, fiz questão de enviar para ele cópia da situação irregular de várias prefeituras da região, como Itabira, São Gonçalo, João Monlevade, com o Cagec desatualizado por ter vencido no dia 30 de janeiro, que foi em um domingo”, diz Reinaldo Santos.
- Veja vídeo:
Veja nota oficial da Prefeitura de Santa Maria
- Considerando a divulgação de vídeo do deputado estadual Bernardo Mucida questionando posicionamento do prefeito de Santa Maria de Itabira, Reinaldo das Dores Santos, de que vai realizar obras estruturantes no município com recursos próprios devido ao não envio, até o momento, dos recursos prometidos pelos governos Federal e Estadual, a Prefeitura de Santa Maria de Itabira esclarece que:
- O município está REGULAR no Cadastro Geral de Convenentes do Estado de Minas Gerais (CAGEC) e apta a receber qualquer tipo de recurso estadual ou federal;
- A Prefeitura de Santa Maria de Itabira mantém sempre o CAGEC REGULAR (vide extrato do dia 28 de janeiro acima) tanto que já recebeu várias emendas parlamentares, recursos federais e estaduais e o kit da Defesa Civil, com caminhonete e notebook, foi liberado no mesmo dia, data da visita do Governador Romeu Zema (caso contrário os equipamentos não seriam liberados, assim como aconteceu com vários municípios que tiveram os equipamentos retidos até a regularização);
- O deputado estadual Mucida, de forma maliciosa, esperou o período em que os municípios estavam em processo de regularização do CAGEC para tirar o extrato e tentar se promover politicamente, atacando e denegrindo a imagem do prefeito Reinaldo Santos e induzindo a população a acreditar que o município não recebe verbas devido a alguma pendência no CAGEC;
- Em nenhum momento o prefeito de Santa Maria, Reinaldo, disse que está com “dificuldades na articulação e viabilização de recursos”, tanto é que o município já recebeu várias emendas parlamentares do deputado estadual Gustavo Valadares e do deputado federal Diego Andrade, inclusive equipamentos para utilização em demandas geradas pelas chuvas do ano passado;
- Até o momento, nenhum recurso divulgado pelo deputado Mucida caiu na conta da Prefeitura ou de qualquer instituição de Santa Maria de Itabira.
A Prefeitura reafirma o compromisso com a verdade e com o bem da população e ressalta que vai realizar várias obras de demandas causadas pelas chuvas com recursos próprios e que continua aguardando a liberação dos recursos prometidos pelos governos Estadual e Federal para execução de outras.
Reportagem envia questionamentos ao deputado
A reportagem do Folha Popular enviou questionamento para a assessoria do deputado na tarde de quarta-feira (2). Um dos questionamentos é por que os repasses das verbas das emendas de sua autoria não foram depositadas até 28 de janeiro, quando o Cagec estava atualizado.
Veja resposta:
A deliberação do momento oportuno para que ocorra o pagamento parte do Governo do Estado de Minas Gerais. A Prefeitura de Santa Maria de Itabira deve estar preparada para receber os recursos. No caso dos R$ 150 mil, a verba deixou de ser depositada por irregularidade na documentação. Quero salientar que o prefeito não pode dizer que realizará obras com a totalidade de recursos próprios, uma vez que, em seu próprio áudio, demonstrou o recebimento de investimentos de outras entidades que buscam ajudar Santa Maria de Itabira.
Cabe a mim, como deputado, a missão de indicar e articular as emendas parlamentares para a região. Por isso, reforço que, como o prefeito reconhece que está com dificuldades de fazer as articulações de recursos com os governos Estadual e Federal, estou disposto a ajudá-lo a conversar com o Governo de Minas Gerais por saber que ninguém faz nada sozinho.