Posto de coleta de sangue de Itabira deve dar lugar a unidade hemocentro

Proposta foi defendida pelo vereador Marcelino Guedes. Para isso, será necessário ampliar número de doadores

27/06/2024 – Autor da indicação que culminou com a instalação do Posto Avançado de Coleta Externa (PACE), o vereador Marcelino Freitas Guedes (PSB), agora quer trazer para Itabira uma unidade do Hemocentro. Passado pouco mais de um mês desde que o posto de coleta foi inaugurado, o vereador ensaiou o lançamento de uma campanha para aumentar o número de doares ao órgão novo no município para garantir a vinda de um hemocentro para a cidade.

Ao fazer uso da palavra aberta durante a reunião ordinária de terça-feira, depois de agradecer o engajamento da população ao novo serviço, Marcelino Guedes explicou o aumento do número de doares de sangue em Itabira como estratégia para atrair a vinda do próprio hemocentro para a cidade. O vereador afirmou inclusive que já iniciou uma conversa com pares políticos estaduais com esse intuito e fez um apelo por novos doadores.

“É muito importante que a gente aumente essa adesão de doadores de sangue porque nós temos uma possibilidade, temos uma conversa em andamento com o Hemominas Estadual que se caso a gente conseguir doadores para funcionar o banco de sangue durante 5 dias da semana, nós poderíamos ganhar unidade do Hemocentro aqui em Itabira. O mesmo centro que existe em Belo Horizonte, nós temos a possibilidade de ter em Itabira também. O investimento é 100% custeado pelo Governo Estadual, com toda a estrutura”.

Além de salvar vidas, manter um estoque de sangue para atender Itabira e municípios da região, o hemocentro, segundo Marcelino Mendes, proporciona outros benefícios ao local onde é instalado.

Somente com o Pace, inaugurado no dia 15 de maio, o vereador disse que foram gerados 20 empregos. Uma unidade direta do hemocentro tem perspectiva de gerar mais de 100 empregos diretos.

“Esse é um sonho também que só depende de nós para que ele se torne realidade. Basta que a gente tenha uma ótima adesão aí de doadores de sangue e funcione o nosso posto de coleta no Hospital Carlos Chagas durante os cinco dias por semana, de segunda a sexta”.

Atualmente, o posto funciona para coleta apenas nas quintas-feiras, entre 7h30 às 14h. O posto tem capacidade de atender até 60 pessoas por dia.

Com a ampliação do atendimento e instalação do hemocentro, o Município também amplia sua cartela de serviços referentes a doação e coleta de sangue.

De acordo com informações publicadas no portal do hemocentro, de forma resumida, um banco de sangue é o local onde o sangue passa por todos os processos, indo da coleta ao envio para transfusões. Por outro lado, os hemocentros se dedicam à realização de atividades de hemoterapia e hematologia, para fornecimento de sangue aos hospitais públicos.

Para doar sangue no Pace em Itabira, é necessário fazer agendamento prévio, pelos telefones 3067-2790 e 98383-3620 (WhatsApp).