Parceria entre Flavinho Terra Branca e Fertran cria oportunidade de trabalho

O presidente da Câmara de São Gonçalo do Rio Abaixo, Flávio Silva de Oliveira “Flavinho Terra Branca” (PDT), destaca a importância das parcerias para criar oportunidade de trabalho e emprego para moradores de São Gonçalo e região.

A Fertran, empresa de transporte de carga de média e curta distância com mais de 400 caminhões, por meio do sócio-diretor Rafael Morais, é exemplo destas parcerias.

“É com grande satisfação que falo desta empresa, que desde 2016 tem aberto portas para dezenas de profissionais de São Gonçalo e região por meio de nossas indicações. Por este motivo, agradeço ao meu amigo e sócio-diretor da Fertran, Rafael Morais. Preciso lembrar que não são apenas oportunidades de emprego na condução de carretas, mas também de crescimento pessoal de todos os colaboradores que, ao participarem da empresa, têm oportunidade de adquirir seu próprio veículo de carga e se transformar em um microempresário prestador de serviço da Fertran, isso é gratificante para o profissional, que é poder crescer dentro de uma empresa”, diz Flávio Oliveira.

O presidente da Câmara, que cumpre seu segundo mandato de vereador por São Gonçalo, acredita que a oportunidade do primeiro emprego é de grande importância para estimular os jovens e afastá-los das drogas. Uma de suas iniciativas, além de indicar pessoas para o primeiro emprego em empresas da região, foi criar na Câmara o projeto Aprendiz Legal do parlamento, que contratou, após processo seletivo, quatro jovens com idades entre 14 e 24 anos para o primeiro emprego.
Por meio dele, os aprendizes trabalham no interior da Câmara em meio expediente, recendo meio salário por mês. “Gostaria que este projeto estimulasse outros segmentos, pois o jovem quer trabalhar, mas precisa de oportunidade. Se você não der o primeiro emprego, como o jovem vai ingressar no mercado de trabalho?”, questiona Flávio Oliveira.

DEPOIMENTOS

  • Édson Luiz Duarte Dias, morador de São Gonçalo
    “Trabalhei na empresa por dois anos por indicação do Flávio Oliveira, que tem ajudado muitos outros profissionais da região. A empresa é muito boa, saí porque consegui um emprego mais próximo de minha casa”.
  • Diego Thiago Lopes dos Reis, morador de São Gonçalo “Eu nunca trabalhei fichado como carreteiro e o Flávio Oliveira me levou até a Fertran e me apresentou. Tem 30 dias que estou fichado. Além de mim, vários colegas também conseguiram emprego na transportadora, que é exemplo de respeito, transparência e dignidade”.

Conheça um pouco sobre o vereador Flavinho Terra Branca

Flavinho Terra Branca foi motorista de caminhão e ônibus e funcionário da Vale

Morador da zona rural conhecida por Terra Branca, em São Gonçalo do Rio Abaixo, de onde herdou o apelido, o vereador Flavinho Terra Branca iniciou seus estudos em 1989 na escola José Ricardo Martins Fonseca, no bairro Chapada, em Itabira. “Andava todos os dias quatro quilômetros para ir às aulas na escola mais próxima, no bairro Chapada. Em 1989, mudamos para a comunidade de Bom Sucesso, quando meu padrasto assumiu a função de encarregado da granja do ex-prefeito Nozinho. Concluí a 3ª e 4ª séries na escola da comunidade. No início da década de 2000, passei a estudar na área urbana de São Gonçalo, e aos 17 anos, já prestava serviços na granja em Bom Sucesso e ajudava nas entregas em cidades da região, inclusive nos finais de semana. Usava o dinheiro para ajudar em casa e estudar. Aos 18 anos, em 1997, consegui emprego de cobrador na Viação Santos. Um ano depois, tirei carteira de habilitação e me casei, muito jovem. Em 1999, nasceu meu primeiro filho, o Rafael e em 2000, o segundo, o Gabriel. Sempre tive o sonho de ser motorista, e para isso, tive que deixar a profissão de cobrador e voltar a trabalhar na granja e Laticínios Cauê, como motorista de caminhão. O objetivo era ganhar experiência para conseguir uma vaga de motorista na empresa de ônibus, o que aconteceu em 2003. Em 2004, ainda no transporte de passageiros, disputei uma vaga de vereador por São Gonçalo com o apelido de Flavinho da Viação Santos. Não fui vitorioso e continuei meu trabalho na Viação Santos até 2006, ingressando na Univale, onde fiquei até 2008 transportando funcionários da Vale, até conseguir emprego na mineradora. Nesse período, em 2012, por insistência de meu irmão, voltei a disputar a eleição, ficando como primeiro suplente com 203 votos. Em 2013, assumi a cadeira de vereador no lugar de Breno Starling, que passou a compor o quadro de secretários do prefeito Antônio Carlos. Após me familiarizar com a política, me senti obrigado a me desligar da Vale em 2015. Não dá para conciliar as duas funções se você quer fazer um trabalho bem feito. Em 2016 fui eleito, sendo membro da mesa diretora da Casa como vive-presidente e em 2018, surgiu a oportunidade de ser presidente, para o biênio 2019/2020.

Sei que é passageiro, nada é para sempre, mas procuro fazer o melhor para honrar a oportunidade que os eleitores de São Gonçalo me deram, de representá-los”, conclui o vereador.