Oposição surpreende e vence eleição para presidir a Câmara de Santa Maria em 2020

(FOTO) Flágson Duarte comandando sessão quando foi presidente no primeiro ano desta legislatura, em 2017

Cercada de mistérios até os minutos finais para registro de chapa, a eleição para escolha da Mesa Diretora da Câmara de Santa Maria de Itabira, realizada nesta quinta-feira (5), às 20h, mostra fragilidade do Governo Municipal após a vitória da oposição, que elegeu por 5 votos a 4 o vereador Flágson das Mercês Duarte “Fafá de Isaías” (PTB), que volta a conduzir a Câmara em 2020, posto assumido por ele em 2015 e no primeiro ano desta legislatura, em 2017.

Opositor Flágson Duarte guardou em segredo as articulações para voltar a dirigir a Casa

Surpresa!

Agendada para acontecer às 20h, até os minutos finais, era dada como certa uma eleição em chapa única, encabeçada por Geraldo Alves de Alvarenga (Pros), vice-presidente; Francisco Pereira Domingos “Chiquinho do Chaves” (PRB) e secretário João Cornélio (PDT), mantendo a hegemonia governista na Casa, hoje dirigida por Marcelo Coelho da Fonseca (PDT).

As articulações para derrubar a influência do prefeito Reinaldo das Dores Santos (Pros) nos trabalhos da Câmara, provocou sussurros e a confirmação, nos minutos finais, da montagem da chapa adversária (2), tendo como presidente; Flágson das Mercês, vice-presidente; Danilo Lage (PPS) e secretário; Rodrigo Antônio da Cruz Reis (PPS).

Danilo Lage foi um dos articuladores da chapa da oposição

O voto para a escolha da Mesa Diretora é secreto. Certo é que a chapa vencedora obteve os votos de Danilo Lage (PPS), Jair Lino de Carvalho Lage (PPS), Rodrigo Antônio da Cruz Reis (PPS), Flágson das Mercês Duarte (PTB) e o fiel da balança, que continua sendo um mistério até então.

Flágson comandará a Câmara pela 3ª vez

Cumprindo seu terceiro mandato consecutivo como vereador (2009/2012, 2013/2016 e 2017/2020), Flágson Duarte conduziu o legislativo santa-mariense em 2015 e 2017, função que volta a assumir no próximo ano.

A posse da nova Mesa Diretora acontece em janeiro de 2020, com dia a ser definido.