(FOTO) Flágson Duarte comandando sessão quando foi presidente no primeiro ano desta legislatura, em 2017
Cercada de mistérios até os minutos finais para registro de chapa, a eleição para escolha da Mesa Diretora da Câmara de Santa Maria de Itabira, realizada nesta quinta-feira (5), às 20h, mostra fragilidade do Governo Municipal após a vitória da oposição, que elegeu por 5 votos a 4 o vereador Flágson das Mercês Duarte “Fafá de Isaías” (PTB), que volta a conduzir a Câmara em 2020, posto assumido por ele em 2015 e no primeiro ano desta legislatura, em 2017.
Opositor Flágson Duarte guardou em segredo as articulações para voltar a dirigir a Casa
Surpresa!
Agendada para acontecer às 20h, até os minutos finais, era dada como certa uma eleição em chapa única, encabeçada por Geraldo Alves de Alvarenga (Pros), vice-presidente; Francisco Pereira Domingos “Chiquinho do Chaves” (PRB) e secretário João Cornélio (PDT), mantendo a hegemonia governista na Casa, hoje dirigida por Marcelo Coelho da Fonseca (PDT).
As articulações para derrubar a influência do prefeito Reinaldo das Dores Santos (Pros) nos trabalhos da Câmara, provocou sussurros e a confirmação, nos minutos finais, da montagem da chapa adversária (2), tendo como presidente; Flágson das Mercês, vice-presidente; Danilo Lage (PPS) e secretário; Rodrigo Antônio da Cruz Reis (PPS).
Danilo Lage foi um dos articuladores da chapa da oposição
O voto para a escolha da Mesa Diretora é secreto. Certo é que a chapa vencedora obteve os votos de Danilo Lage (PPS), Jair Lino de Carvalho Lage (PPS), Rodrigo Antônio da Cruz Reis (PPS), Flágson das Mercês Duarte (PTB) e o fiel da balança, que continua sendo um mistério até então.
Flágson comandará a Câmara pela 3ª vez
Cumprindo seu terceiro mandato consecutivo como vereador (2009/2012, 2013/2016 e 2017/2020), Flágson Duarte conduziu o legislativo santa-mariense em 2015 e 2017, função que volta a assumir no próximo ano.
A posse da nova Mesa Diretora acontece em janeiro de 2020, com dia a ser definido.