Marco Antônio Gomes é nefrologista, responsável pelo Setor de Terapia Renal Substitutiva do Hospital Nossa Senhora das Dores, aceitou o convite para compor a chapa da oposição
A chapa encabeçada pelo empreendedor itabirano Marco Antônio Lage, do PSB, confirmou, no último domingo, 30 de agosto, a chegada do médico Marco Antônio Gomes, do PL, como pré-candidato a vice-prefeito. A oficialização será ainda nesta semana, quando acontecem as convenções partidárias das legendas que irão compor o projeto da oposição.
Marco Antônio Lage e Marco Antônio Gomes intensificaram as conversas sobre composição da chapa na última semana. O sinal positivo do médico veio na noite de sexta-feira (27) e foi comemorado pelo pré-candidato a prefeito, que exalta o conhecimento de saúde pública que o xará traz na bagagem.
“A saúde precisa ser um dos pilares de qualquer gestão que se preocupe de verdade com a população. Nós temos isso em mente e a chegada do doutor Marco Antônio Gomes vem para corroborar com essa preocupação. É uma pessoa que está há décadas vivenciando a saúde pública na linha de frente e que oferecerá toda essa bagagem ao nosso projeto por uma Itabira mais justa e sustentável. Ainda mais neste momento de pandemia, com tantas incertezas, é um conforto ter um médico com essa experiência ao nosso lado”, declarou Marco Antônio Lage.
O médico Marco Antônio Gomes conta que já foi várias vezes convidado para participar de campanhas políticas, desde a época do ex-prefeito Olímpio Pires Guerra (Li), mas que sempre entendeu que o momento ainda não havia chegado. Ele afirma que um projeto desse tipo exige dedicação e uma vida bem organizada e estabilizada.
“Agora chegou a hora. Tudo se encaminhou bem, vivo um momento que me permite essa entrega e encontrei no Marco Antônio Lage uma pessoa com a mesma visão de futuro que eu tenho para Itabira. Um cara futurista, que tem paixão por Itabira e está muito preocupado com os anos que virão”, disse o médico, que ainda comentou que se sente na obrigação de retribuir à cidade que o acolheu tudo o que conquistou. “Você deve retornar aquilo que recebeu. Tenho muita gratidão à cidade, o que eu tenho eu devo à Itabira”, completou.
O pré-candidato a vice-pre
Marco Antônio Gomes, 63 anos, é médico formado pela Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais. Fez residência em Clínicas Médicas no Hospital Belo Horizonte e depois em Nefrologia no Hospital Vera Cruz. É especializado em Terapia Intensiva.
Natural de Estância, no litoral de Sergipe, veio para Minas Gerais ainda na adolescência. Fez toda sua trajetória estudantil em Belo Horizonte, onde se formou médico. Chegou a Itabira em 1987, a convite do médico Cesário Carneiro, para inaugurar o setor de hemodiálise do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD). Também coordenou a abertura do setor de UTI do Hospital Carlos Chagas, em 1990, e do próprio HNSD, em 1999, convidado pelo então bispo Dom Mário Teixeira Gurgel.
Marco Antônio Gomes já foi diretor clínico do HNSD e hoje coordena a Clínica Médica e o setor de Tratamento Renal Substitutivo do hospital. Ainda chefia a Comissão de Cuidados Paliativos do Nossa Senhora das Dores e é pastor evangélico da Igreja Batista Central.
Convenções
As convenções dos partidos que já manifestaram apoio à pré-candidatura de Marco Antônio Lage acontecem nesta semana. O primeiro é o Patriota, na quarta-feira (2), de 19h às 21h. Na sexta-feira (4), é a vez do PDT, das 12h às 20h.
O PSB e o PL realizam as convenções no mesmo dia. Os eventos serão no sábado (5). A convenção do PSB ocorre de 10h às 14h. Já a do PL será de 9h30 às 11h.