Foto: público durante a sessão na Câmara, dia 8
Pressionados durante a reunião de comissões desta quinta-feira (8), os vereadores de Itabira acabaram inserindo na pauta da sessão da próxima terça-feira (13), o projeto que autoriza o Município a participar da Onu Mulheres, que prevê investimento de R$ 700 mil.
A sessão contou com a presença da vice-prefeita, Dalma Helena Barcelos Silva e do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, José Don Carlos Alves que, em vídeo/documentário, apresentaram a realidade das meninas e mulheres em relação a desigualdade de gênero. Curioso é que a apresentação usou como pano de fundo a realidade das mulheres do Oriente Médio, especialmente a Índia, onde a maioria das meninas é morta ao nascerem por não serem economicamente interessante quando se tornarem adultas. Em outros casos, entram prematuramente para o mercado da prostituição.
A platéia, composta na grande maioria por mulheres que ocupam setores importantes e estratégicos da sociedade, assistiu a tudo de forma atônica.
Esperava-se informações como a realidade das mulheres no mercado de trabalho, hoje exponencialmente alto e em diversos segmentos, muito contrário da Índia, o número de feminicídio , ações de prevenção e conscientização além de trabalhos para valorizar a auto-estima, com bons exemplos de meninas e mulheres que estão transformado o mundo e ainda, a importância da preservação de valores éticos e morais para o fim do arcabouço de que mulheres são objeto ou propriedade.
Vereadores das comissões durante o debate dos projetos
Outros projetos debatidos, que entram na pauta da próxima semana, são; o que regulamentação do valor do benefício do vale-alimentação, concedido aos Conselheiros Tutelares de Itabira, através da Lei n° 5.067, de 29 de agosto de 2018, projeto que torna obrigatória a identificação visual dos veículos integrantes a Câmara Municipal de Itabira e o que promovendo a extinção de todas as modalidades de homenagens oferecidas pela Câmara,
Quanto ao projeto instituindo o Código de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara,
ficou acordado que o mesmo não irá para pauta, visto que se faz necessário um estudo mais aprofundado dos demais vereadores. Este projeto é que definirá o futuro dos vereadores envolvidos em rachadinha e assédio de funcionárias, cometidos por vereadores, na Câmara.
Delegacia de Mulheres, Amanda Machado fala ao público ao lado de vice-prefeita Dalma Baecelos
A sessão de comissão, além dos vereadores, secretário de Governo e vice-prefeita, contou com a presença da delegada de Polícia de Itabira (Delegacia de Mulheres), Amanda Machado Celestino, da Superintendente de Proteção Social, Fabiana Quintão, Presidente da Acita Mulher, Maria Guida Pires Guedes e da presidente da Acita, Maria Aparecida Albuquerque Bueno e pessoas da comunidade.
Através de ofício, a Juíza da 2ª Vara Criminal de Itabira, Cibele Mourão Barroso de Figueiredo Oliveira, também manifestou seu apoio ao projeto Onu Mulheres.