Novo pré-candidato a deputado estadual em Itabira coloca em risco reeleição de Bernardo Mucida

Banner da pré-candidatura mantém cor roxa de eleições vitoriosas, para prefeito, de João Izael

O ex-prefeito de Itabira, gestões 2009/2012 e 2013/2016, empresário e bacharel em direito João Izael Querino Coelho, foi apresentado pelo PMN na noite do dia 23 como pré-candidato a deputado estadual.

A solenidade, em um salão na avenida Carlos Drummond de Andrade, em Itabira, contou com a presença de simpatizantes e amigos do político, como prefeitos Marcos Antônio Lage, de Itabira, Raimundo Barcelos Barcelos “Nozinho”, de São Gonçalo do Rio Abaixo, Reinaldo das Dores Santos, de Santa Maria de Itabira, vereadores e presidentes de partidos.

Durante os discursos, Marco Antônio Lage (PSB) ressaltou o apoio de João Izael na sua eleição para prefeito em 2020, sem afirmar, contudo, se irá apoiá-lo. Isso porque Marco Antônio também contou com apoio do atual deputado estadual Bernardo Mucida (PSB), de quem deverá levantar bandeira.

O prefeito Nozinho também fez comentários e elogios ao agora pré-candidato, como também o fez o prefeito Reinaldo Santos; “aprendi com você meu amigo, que para ser prefeito temos que gostar de gente e você ama sua gente”, disparou.

De forma consciente, João Izael reconhece que foi lançada a semente e que a caminhada não será fácil, isso porque ele vai bater de frente com o atual deputado estadual Bernardo Mucida, personagem com quem caminhou para pedir votos para Marco Antônio nas eleições para prefeito de 2020.

Irresponsável
Bernardo Mucida, que assumiu a vaga da deputada Marília Campos, eleita prefeita de Contagem em 2020, foi abordado no sábado (26) entregando informativo na avenida Osório Sampaio, divulgando as emendas conquistadas para Itabira neste um ano e meio de mandato. Ele disse que já está na Assembleia e apresenta bons resultados em pouco tempo e que a postura de João Izael, para ele, é de extrema irresponsabilidade. Por outro lado, nos bastidores, caciques da política itabirana estariam ventilando que a candidatura de João Izael tem foco na eleição municipal de 2024.

Mais um golpe
Como se não bastasse a divisão de votos em Itabira, a reeleição do deputado fica mais delicada com o lançamento, também a estadual, da pré-candidatura do ex-prefeito de Santa Bárbara Leris Felisberto Braga (REP), que deixou o governo em 2020, após 8 anos de gestão e boa avaliação. Leris Braga tem bons aliados em Santa Bárbara e Barão de Cocais, cidades até então consideradas promissoras por Bernardo Mucida em se tratando de votos.

Matéria publicada na edição 761 (30 de junho) do Folha Popular

  • Matéria relacionada

Ex-prefeito João Izael não descarta possível candidatura a deputado