Novo ciclo do Direcionamento da ALMG recebe contribuições

Público externo pode responder a questionário sobre atuação parlamentar e participação popular

Formular uma estratégia institucional alinhada com as expectativas da sociedade em relação à atuação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Essa é a principal meta da construção do Ciclo 2020-2030 do Direcionamento Estratégico. Nessa etapa do trabalho serão realizadas pesquisas on-line, disponíveis a partir desta segunda-feira (8/3/21) no Portal da Assembleia, abertas à participação de todos os servidores e do público em geral.

“Para tentar entender tanto o cenário atual quanto o que vem pela frente e para que possamos nos orientar na elaboração do planejamento institucional, é importante ampliar a nossa escuta, que deve estar condizente com o que pensam todos os envolvidos e impactados pela instituição”, ressalta o titular da Diretoria de Planejamento e Coordenação (DPC), Alaôr Marques.

O questionário para o público externo ficará no ar no Portal da Assembleia e visa alcançar os cidadãos em geral, nos diversos segmentos da sociedade.

A expectativa é atingir a maior quantidade e diversidade possível de contribuições. Para isso, serão realizadas várias ações de mobilização pelos canais de comunicação da Assembleia.

Os participantes poderão responder, de forma objetiva, a questões sobre atuação parlamentar, participação popular, regionalização do trabalho do deputado, impacto da tecnologia no papel da Assembleia, conhecimento sobre as ações institucionais, entre outras.

Entrevistas – Além das pesquisas, está sendo finalizada uma série de entrevistas com deputados, diretores, gerentes e servidores da ALMG, além de representantes do mundo oficial, entidades parceiras e imprensa.

Os resultados dessas pesquisas ajudarão a subsidiar a definição das estratégias de atuação da Assembleia para os próximos anos.

Elaboração do novo ciclo conta com consultoria externa

A construção do ciclo 2020-2030 acontecerá durante este primeiro semestre de 2021, com o envolvimento de diferentes setores da Casa, além da consultoria da Fundação João Pinheiro (FJP). O início do novo período de planejamento está previsto para agosto, com base nas diretrizes e nos objetivos estratégicos estabelecidos pela Mesa da Assembleia.

Nesse processo, Alaôr Marques ressalta a relevância do respaldo político para o planejamento da instituição e do seu papel para a sociedade.

Ainda segundo ele, todo o trabalho realizado pelo planejamento estratégico visa contribuir para o aprimoramento da atuação política com o intuito de aproximar a Assembleia do alcance da sua visão de futuro, que é “ser reconhecida como o poder do cidadão na construção de uma sociedade melhor”.

Legado – O legado deixado pelo Ciclo 2010-2020 do Direcionamento Estratégico trouxe melhorias para a instituição que foram sentidas pelos parlamentares e servidores. Ao todo, nos últimos dez anos, foram executados 73 projetos estratégicos, que refletiram na atuação parlamentar, na relação da ALMG com a sociedade e na gestão organizacional.