Nova gestão da Câmara derruba veto do prefeito Marco Antônio Lage

Presidente Heraldo Noronha e o vice Luciano Sobrinho

Como já era esperada, a queda-de-braço entre os poderes Legislativo e Executivo de Itabira segue com novos combates, contudo, com mais força neste ano na gestão de Heraldo Noronha Rodrigues (PTB), eleito presidente da Casa para a o biênio 2023/2024 pela bancada oposicionista.

O primeiro embate de 2023 foi provocado pelo projeto de lei de autoria do vereador Sidney Marques “Do Salão” (PTB), que cobra da Prefeitura a divulgação prévia, por meio da internet, do cronograma de obras, zeladoria e manutenção de serviços, aprovado na primeira votação pela maioria dos vereadores no dia 11 de outubro de 2022 e na segunda votação, por unanimidade, no dia 18 de dezembro de 2022.

Após a aprovação, o Governo Municipal teria o prazo de 48h para sancionar a lei.

Júlio Contador assina promulgação da lei ao lado de Heraldo Noronha

Mesmo aprovado pela Câmara, o prefeito Marco Antônio Lage (PSB) engavetou a proposta e, devido ao esgotamento do prazo para sua promulgação, o presidente do Legislativo Heraldo Noronha e o primeiro secretário Júlio César de Araújo “Contador” (PTB), assinaram a promulgação da lei na tarde desta quinta-feira, 5 de Janeiro de 2023.

O vice-presidente da Câmara, Luciano Gonçalves dos Reis “Sobrinho” (MDB), acompanhou o momento da promulgação. “Parabenizo o vereador Sidney Marques pela grande iniciativa, que pede a divulgação das ações que serão feitas pela Prefeitura. Neste projeto tem uma emenda de minha autoria, solicitando que as divulgações sejam feitas também quando os serviços forem realizados na zona rural, um cronograma de obras a ser divulgado pelo Executivo, para que o cidadão itabirano saiba onde e quando vão acontecer as ações”, disse.

Após a promulgação pelo Legislativo, a lei segue agora para publicação no Diário Oficial.