Coligação “Novo Marco” já tem quatro partidos oficializados por convenção: PSB, PDT, PL e Patriota
As convenções no sábado, 5 de setembro, do PSB e do PL, confirmaram a chapa entre o empreendedor itabirano Marco Antônio Lage e o médico Marco Antônio Gomes para a disputa da Prefeitura de Itabira nas eleições de 15 de novembro. A dupla vai encabeçar a coligação “Novo Marco”, que já tem, oficializada por convenções, além das duas siglas dos candidatos a prefeito e vice, a presença também do PDT e do Patriota.
A primeira convenção neste sábado foi a do PL, onde a executiva municipal do partido aprovou por aclamação a coligação com o PSB e o nome do médico Marco Antônio Gomes para ser vice de Marco Antônio Lage. Depois, foi a vez da convenção do PSB, que oficializou a candidatura majoritária e também a de 26 postulantes da legenda a vagas na Câmara de Vereadores.
A convenção do PSB contou com participação de presidentes dos partidos coligados, do ex-vereador e primeiro suplente de deputado estadual, Bernardo Mucida, e das esposas dos candidatos a prefeito e vice, Raquell Guimarães e Francisca Gomes.
O médico Marco Antônio Gomes destacou que aceitou integrar a chapa da oposição por confiar no projeto apresentado por Marco Antônio Lage. Ele disse que não só ele, mas toda família está empolgada com a disputa. “Eu não sou nascido em Itabira, mas sou enxertado nesta cidade. Cheguei aqui há mais de 30 anos, convidado pelo doutor Cesário (José Cesário Martins Carneiro), que me apresentou um projeto para a Saúde de Itabira. Um projeto que me seduziu, da mesma maneira como acontece agora, com o Marco Antônio. Eu devo tudo a Itabira e agora chegou a hora de retribuir à cidade o que ela me deu”, discursou o médico.
Marco Antônio Lage fez um discurso emocionado. O agora candidato a prefeito de Itabira abordou os problemas sociais da cidade e questionou como um município com arrecadação que beira os R$ 650 milhões por ano ainda enfrenta problemas tão sérios e tem tantas desigualdades. “Nós vamos governar para todos. Vamos governar para as mulheres, vamos governar para o negro, vamos governar para o pobre e vamos governar para o rico também. Nós vamos governar para os 120 mil habitantes de Itabira, diferente do que é atualmente”, exclamou.
Para Marco Antônio, uma boa gestão deve ser impulsionada por uma causa e não por um projeto de manutenção de poder. “E nós temos causa. Nós temos um plano de curto, médio e longo prazo para o presente e para o futuro de Itabira. Não dá mais para a cidade ficar exposta a governos de oito meses, nós vamos trabalhar os quatro anos”, afirmou o candidato do PSB, que ainda parafraseou dois nomes históricos da política nacional: Darcy Ribeiro, do PDT, e Eduardo Campos, do PSB.
“Darcy Ribeiro dizia que você tem dois caminhos, ou se resigna com uma situação ou se revolta com ela. E o que me traz até aqui é a revolta com a situação de Itabira. Já Eduardo Campos afirmava que não desistiria do Brasil. Agora eu digo: nós não desistiremos de Itabira”, finalizou.
Voz às mulheres
Durante a convenção do PSB, um dos pontos altos foi o discurso da estilista Raquell Guimarães, esposa de Marco Antônio Lage. Ela reivindicou espaço para as mulheres na política de Itabira e afirmou que essa participação precisa ir além do discurso.
“É um momento importante este que estamos vivendo. Eu já estou sofrendo na pele o que é ser mulher na política em Itabira e fico emocionada de poder ter este momento, em que é possível falar abertamente deste tema. Quero que contem comigo para falar para cada mulher desta cidade o quanto elas são importantes e o quanto elas podem contribuir para mudar Itabira”, disse Raquell, que também exaltou a força de Francisca, esposa do candidato a vice Marco Antônio Gomes.