“A presente indicação se faz em razão da necessidade de proporcionar uma maior segurança e fluidez no trânsito em Itabira”, justifica o vereador
01/12/2023 – A Câmara Municipal de Itabira aprovou, no último dia 21, a implantação da “Faixa Azul” para motos em avenidas de grande fluxo da cidade. A proposta é de autoria do vereador Luciano Gonçalves “Sobrinho” (MDB) em indicação ao prefeito Marco Antônio Lage (PSB) com base em modelo semelhante utilizado em São Paulo.
O objetivo da iniciativa é criar regras de circulação de trânsito específicas nas vias onde a manobra for possível, para reduzir o congestionamento, evitar a ultrapassagem forçada, desrespeitos a faixas para travessia e, consequentemente, reduzir acidentes com motociclistas, principalmente quando houver envolvimento de pedestres.
Motos na avenida João Pinheiro; proposta visa mais segurança
“A presente indicação se faz em razão da necessidade de proporcionar uma maior segurança e fluidez no trânsito em Itabira”, escreveu Luciano Sobrinho na justificativa da indicação”.
De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), que utilizou dados do Ministério da Saúde (MS), entre março de 2020 e julho de 2021 o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 308 mil internações de pessoas em decorrência de sinistros de trânsito em todo o país. Os acidentes de moto representaram 54% deste total. A realidade em Itabira não é diferente.
“A faixa é utilizada por 86% dos condutores, sem registro de mortes ou acidentes graves no período”
Ainda no texto, Luciano Sobrinho cita que as faixas azuis para motos foram implementadas em São Paulo e após mais de um ano de teste tem apresentado resultados positivos. Pesquisas mostram que desde que foi implantada na cidade paulista, a faixa é utilizada por 86% dos condutores, sem registro de mortes ou acidentes graves no período.
O resultado teve o reconhecimento do Congresso Nacional onde tramita projeto de lei para que a implementação se dê em todo o território nacional.
Além de indicar a medida ao prefeito, o vereador propôs também apresentar a proposta à Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita).
A indicação foi aprovada por unanimidade e enviado ao Executivo para ciência do pedido.