João, Neidson e Teteco seguem dialogando com o 3º setor; Marco Lage ignora

Planos e projetos dos candidatos a prefeito para o desenvolvimento de Itabira são mostrados em sabatina da Acita

25/09/2024 – Os candidatos a prefeitos de Itabira destacaram seus projetos para o desenvolvimento sustentável para o Município durante a sabatina realizada pelo Fórum Permanente de Desenvolvimento de Itabira na Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita) por meio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Itabira, representando outras 70 entidades do terceiro setor. O prefeito Marco Antônio Lage (PSB), da mesma forma que fez na Interassociação dos Amigos de Bairros de Itabira, no dia 1º setembro, se declinou de participar do evento com os demais postulantes ao cargo de Executivo. A justificativa também foi a mesma, problema de agenda.

As entrevistas revelaram as principais propostas e visões dos candidatos Neidson Dias Freitas (MDB), João Izael Querino Coelho (PMN) e Ronaldo de Paula Andrade “Ronaldinho Teteco” (PRTB), abordando temas essenciais para o futuro da cidade.

As sabatinas, trazem as principais propostas e posicionamentos dos candidatos proporcionando à população itabirana uma oportunidade única de conhecer de forma aprofundada o que cada candidato tem a oferecer para o futuro da cidade.

Os candidatos responderam perguntas focadas no desenvolvimento econômico da cidade, de temas iguais para todos: sobre solução para o abastecimento de água, construção dos novos prédios da Unifei, segurança pública, construção do presídio e implantação do novo Distrito Industrial.

Num aproveitamento máximo do tempo de exposição, Neidson Freitas, candidato pela coligação Frente Itabira Para os Itabiranos, apresentou uma plataforma de resgate de projetos que foram abandonados pela atual administração e apontados por ele como essenciais para o desenvolvimento da cidade à inovação.

Entre suas propostas, Neidson Freitas destacou a implantação de um novo Distrito Industrial aliado a políticas públicas para atrair novas empresas para a cidade, visando a empregabilidade. O Distrito Industrial 3 para o emedebista, conforme deixou claro, é a válvula propulsora que Itabira precisa no seu desenvolvimento.

“Não colocar o distrito como prioridade é não respeitar o futuro de Itabira que está batendo na nossa porta com o fim do minério, com Vale anunciando paralisação”, pontuou ele, ao ser questionado sobre o assunto.

Durante a entrevista, ele abordou os principais eixos do seu programa de governo relacionado à pauta de desenvolvimento sustentável e observou que todos os candidatos trazem propostas para os mesmos assuntos, diante da condição de Itabira no momento. O que diferencia um plano do outro, no seu entendimento, é o que cada um prioriza e lamentou o boicote a projetos importantes por vaidade.

“Todas as propostas de todos os candidatos passam pelo mesmo assunto. Água, segurança pública, diversificação econômica, Unifei. O que precisa é definir as prioridades. O que precisa é executar o que já estava planejado. Infelizmente, é o que não acontece em Itabira”.

Neidson Freitas afirmou que Itabira já tem o terreno para o Distrito 3 desde a gestão anterior. O município deixou de atrair empresas e até perdeu outras por ignorar o projeto encontrado pronto.

A cidade já está pronta, segundo Neidson e tem projeto para as suas principais demandas, o que falta é a pessoa com vontade de executar, incluindo nesses projetos a captação do rio Tanque, a duplicação de Itabira ao trevo, a obra da Unifei, presídio. O seu plano de governo destaca esses projetos.

No caso da água, além da captação do rio Tanque, Neidson Freitas tem proposta para uma solução imediata.

Enquanto trabalha na captação da água do Rio Tanque, ele vai perfurar poços artesianos por toda a cidade, para manter o abastecimento. Já o Distrito será implantado na Fazenda Palestina, o presídio manterá a mesma região onde funcionava o antigo e para concluir a construção dos prédios da Unifei, vai usar dinheiro doado pela Vale e buscar mais recursos junto ao governo federal.

Todos os projetos que têm recursos liberados, como Unifei, captação do rio Tanque e outros, serão retomados logo após ser eleito.

João Izael destacou suas realizações à frente da prefeitura em gestões anteriores e afirmou que sua prioridade agora será melhorar e consolidar a implantação do campus da Unifei.

“É sempre importante ressaltar o grande projeto que é a Unifei, Itabira hoje não tem outro caminho. É continuar investindo maciçamente na incubadora de empresas, no parque científico tecnológico”, disse ao fazer suas considerações finais. A instituição inaugurada no seu governo foi destaque predominante na fala do aspirante ao Executivo.

Para resolver o problema da água, ele também aposta na perfuração de postos artesianos em diferentes pontos da cidade e na busca de apoio dos governos estadual e federal para agilizar o processo de licenciamento para captação do rio Tanque.

Outro ponto em comum com Neidson na proposta de João Izael, é a localização para receber o novo presídio, o que ele também defende, como necessário para a cidade. A intenção é construir na mesma região onde construiu o primeiro.

Já com relação ao distrito industrial, João Izael deixou claro que não acredita na concentração de um grande espaço. A proposta dele é criar mini distritos espalhados pela cidade.

O agronegócio é a principal bandeira de Ronaldinho Teteco, conforme destacou. “Volto a repetir o futuro de Itabira está no agronegócio. Hoje quem leva Brumadinho, o carro chefe lá é o agronegócio. Tem várias agroindústrias, microfonia, plantação de uvas”.

Além do investimento nos pequenos produtores, Ronaldinho Teteco vê no Turismo Rural um viés importante na diversificação da economia. Os pequenos empreendedores em todos os setores são os principais alvos do seu plano de governo.

A Unifei, as estradas de acesso a Itabira, reconhece como parte necessária ao desenvolvimento e garante que também tem projetos para cada setor.

Para pôr fim ao desabastecimento de água, a proposta dele é a construção de duas grandes represas que atendam a sede do município e zona rural.

  • Matéria relacionada:

Inter entrega e ouve propostas dos candidatos a prefeito de Itabira – Folha Popular (ofolhapopular.com.br)