João Izael assume pré-candidatura lamentando gestão inconsistente do atual governo

Único ex-prefeito reeleito em Itabira gravou vídeo próximo aos prédios da Unifei. Para ele, o esbanjamento do dinheiro público, em projetos inconsistentes, diante de um orçamento bilionário, só aumenta a preocupação (Imagem: print de vídeo)

17/05/2024 – Será na próxima quarta-feira (22), no auditório do Sindicato Rodoviário, a partir das 19h, o lançamento da pré-candidatura do ex-prefeito João Izael Querino Coelho (PMN). O anúncio foi feito por ele mesmo através de suas redes sociais, nesta semana. A entrada de João Izael para disputa pode tirar Itabira da concorrência polarizada e colocar a cidade numa corrida tríade dividida entre o governo (a máquina), a oposição protagonizada pelo pré-candidato Neidson Dias Freitas (MDB) e centro. Ele ainda não revelou quem fará composição com a chapa para vice-prefeito.

  • VÍDEO:

“Eu ainda não tenho resposta para essa pergunta”, despistou João Izael, fugindo dos questionamentos sobre a formação do seu grupo de apoio.

O pré-candidato afirmou que pretende unir forças com outras lideranças políticas e já ensaia uma conversa com o Partido Liberal (PL) e o Novo. Contudo, evitou citar nomes, quando ao tratar do assunto apoio.

“Amar Itabira é o primeiro passo para a construção do nosso futuro. Sou o único prefeito reeleito na história de Itabira. Construí minha história aqui em Itabira. Enquanto prefeito, plantamos sementes e colhemos bons frutos, mas que infelizmente, ao longo dos anos, não receberam a atenção devida. Acredito na nossa capacidade de retomar os grandes projetos em favor de Itabira. Por isso, convido você a participar do lançamento da minha pré-candidatura”, diz João Izael no vídeo em que convida para o seu lançamento oficial.

João Izael chegou à prefeitura pela primeira vez como vice-prefeito e ali permaneceu por 12 anos, depois de ter sido eleito e reeleito nas duas eleições seguintes. Foi vice-prefeito de Itabira no período de 2001 a 2004. Em 2004 ganhou a eleição para prefeito e foi reeleito no pleito de 2009. Em 2002, quando ainda era vice-prefeito, concorreu a uma vaga na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, mas não conseguiu se eleger.

Nas últimas eleições, apoiou o atual prefeito, Marco Antônio Lage (PSB). O descumprimento de uma promessa do prefeito culminou com o racha entre os dois. Ele se ressente de o prefeito ter desfeito da única exigência dele para apoiá-lo em sua campanha para as eleições de 2020, era dar seguimento nas obras e consumação do projeto de instalação do campus da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) em Itabira e Marco Antônio não cumpriu. Mas para o prefeito atual, conforme declarou em público há um ano atrás, não era obrigação do município e sim do governo federal investir na construção do campus.

Ao abandonar o projeto, na avaliação do ex-prefeito, Marco Antônio Lage tirou da cidade a sua única chance no momento de sobreviver à saída e ao encerramento das atividades minerárias da Vale de Itabira. O esbanjamento do dinheiro público, em projetos inconsistentes, diante de um orçamento bilionário, só aumenta a preocupação.

A Unifei continua sendo prioridade de João Izael, que anunciou o lançamento de sua pré-candidatura num vídeo gravado na frente do prédio universitário.