Implantar UAI e atualizar Legislativo são ações defendidas pela gestão 2023/2024

Presidente Fernando Linhares propõe um Legislativo mais amplo

JOÃO MONLEVADE

O vereador de primeiro mandato, policial civil de carreira Fernando Linhares (União) quer dar cara nova ao Legislativo de João Monlevade, para isso, deixa a função de secretário da mesa diretora (2021/2022) e assume a presidência da casa após ser escolhido por aclamação pelos colegas para o biênio 2023/2024.

Em conversa com o Folha Popular, na tarde d quinta-feira (16), ele destacou suas principais metas para este ano e desafios.
Sem titubear, ele aponta a implantação da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) como sendo uma de suas principais buscas para 2023.

“Já está bem adiantada a implantação da UAI. Ela será de grande importância ao unificar, em um único local, os atendimentos básicos, seja pela Prefeitura, Polícia Civil e até mesmo pela Câmara Municipal. Queremos agregar serviços públicos para facilitar a vida do cidadão, de forma ágil e direta”, diz.

A UAI é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento do Governo de Minas. Por meio dela, o cidadão acessa uma variedade de serviços, como carteira de identidade, carteira profissional, seguro-desemprego, Procon, intermediação de mão de obra, serviços do Detran para habilitação e veículos, dentre vários outros.

Fernando Linhares conta que além desses serviços, vai trabalhar para implantar na UAI da Câmara Municipal a Procuradoria da Mulher, posto avançado da Receita Federal, Junta Militar e também um setor do Ministério do Trabalho.

“Não é só isso, temos o projeto de modernização do Legislativo, com a implantação do painel eletrônico, que está nos finalmentes, terceirização da portaria com colocação de seguranças e portas com detector de metal, fazer a reforma estrutural na casa, implantar o sistema de captação de energia fotovoltaica, visando economia e sustentabilidade. Esse projeto, por exemplo, se paga com menos de cinco anos ante uma garantia de até 20 anos nos painéis”, aponta.

Por ter carreira na área de segurança pública, Fernando Linhares quer usar sua experiência para melhorar ainda mais os baixos índices de criminalidade na cidade.
“Nos últimos cinco anos, nossos índices de criminalidade têm baixado bastante. O crime de homicídio, por exemplo, foram seis ou sete registrados no ano passado. Isso, se comparado a Itabira e várias outras cidades do Brasil, está bem abaixo da curva. Reconheço, contudo, que só não atingimos a meta dos furtos, mas os crimes violentos estão bem abaixo”, disse.

  • “Gerir uma casa Legislativa do porte de João Monlevade é desafiador mas, como somos movidos a desafios, fico até motivado, porque gosto de desafios, gosto de trabalhar com responsabilidade pautando ações voltadas para o desenvolvimento, crescimento, geração de emprego e renda para o município, porque querendo ou não, nós não somos órgão de execução, mas fiscalização, com foco no desenvolvimento da cidade. É bom lembrar que todas as grandes ações que o município precisa fazer por meio da Prefeitura, inevitavelmente têm que passar pela Câmara Legislativa, e aqui, queremos fortalecer o trabalho e fortalecer a imagem do Legislativo, principalmente a figura do vereador. Câmara forte, cidade forte”, complementa.

Matéria publicada na edição 780 do Folha Popular