Governo Marco Lage é acusado rebaixar e prejudicar servidores do Saae

Servidores foram à Câmara pedir ajuda aos vereadores (Foto e vídeo: Heitor Bragança)

“O prefeito se dispôs a ajudar a gente, pegou na nossa mão e disse que não aceitaria injustiça, e a gente está aqui, cobrando dele, se ele realmente não aceita injustiça”

  • “Pegaram a nossa carreira e jogaram no lixo. Estamos dispostos a parar se for preciso”

16/07/2024 – Profissionais especializados do Sistema Autônomo de Água Esgoto (Saae), foram à Câmara Municipal na tarde desta terça-feira (16), pedir ajuda aos vereadores devido ao rebaixamento da classificação profissional, promovido pelo atual Governo de Itabira.

Conforme um dos representantes, em 2007 foi criado um plano de cargos e salários onde a função artífice unificou várias funções, como pedreiro, bombeiro, carpinteiro e neste ano, 2024, sem consultar os profissionais, desmembraram as funções, rebaixando todos ao servidores com 15, 20, 30 anos de casa ao nível de ajudante, extinguindo todas as classificações conquistas ao longo de anos. “Hoje, os recém contratados que trabalham e recebem como bombeiro, carpinteiro, não sabem executar as funções e sobra para a gente, ajudante, com menor remuneração e menor classificação para direitos futuros”, disse Wanderson, funcionário do Saae há 14 anos.

  • VEJA VÍDEO

Ainda conforme os servidores, o plano de cargos e salários, aprovado em 2024, está correto, o problema foi o enquadramento. Eles disseram ainda que entraram com recurso, mas a resposta foi pela manutenção da decisão da empresa de saneamento básico.

“O prefeito se dispôs a ajudar a gente, pegou na nossa mão e disse que não aceitaria injustiça, e a gente está aqui, cobrando dele, se ele realmente não aceita injustiça. Pegaram a nossa carreira e jogaram no lixo. Estamos dispostos a parar se for preciso”, disseram.

Mais informações em breve.