Frente pró-emprego: levantamento aponta quantos e onde estão os jovens de Itabira

“O próximo passo é descobrir o percentual que está inserido no mercado de trabalho”, diz o presidente da Câmara, Vetão (1º a dir.)

Jovens com idade entre 14 e 24 anos correspondem a 14,4% (17.548 habitantes) da população de Itabira. Desse total, 50,3% (8.825) são do sexo feminino e 49,7% (8.723) do sexo masculino. O levantamento apresentado pelo secretário municipal de Assistência Social, Elson Alípio Júnior, em reunião realizada na segunda-feira (18) pelo grupo formado para discutir a criação de oportunidades e capacitações para jovens em Itabira.

As informações são do sistema das equipes de Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde de Itabira, atualizado neste mês. O levantamento descreve a quantidade de jovens por bairro no município.

O Santa Marta tem a maior concentração de jovens com idade entre 14 e 24 anos, entre homens e mulheres, existem 1.459 habitantes com essa faixa etária. No segundo lugar entre os bairros com maior concentração de jovens está o Santa Ruth, com 697. Em terceiro, aparece o distrito de Senhora do Carmo, com 684 jovens. Dividido em três regiões, o Gabiroba tem, ao todo, 1.298 jovens. Eles estão divididos em Gabiroba de Baixo (479), Gabiroba de Cima 1 (384) e Gabiroba de Cima 2 (435).

Idealizador da frente pró-trabalho, o presidente da Câmara Municipal de Itabira, Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB), os dados podem apontar os caminhos para o grupo. O próximo passo é descobrir o percentual que está inserido no mercado de trabalho. Para isso, devem ser explorados dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

“Esses dados darão norteamento aos nossos trabalhos e, principalmente, condições de saber onde estão esses jovens. A partir de agora podemos buscar entender e compreender suas necessidades e dificuldades. Esse foi apenas o terceiro encontro, estamos avançando e em breve teremos os resultados de tudo isso que estamos plantando”, declarou Weverton Vetão.

Para o secretário de Assistência Social, os jovens têm a oportunidade de inclusão social com o primeiro emprego e de desenvolver competências para o mercado de trabalho. Por outro lado, os empresários têm a oportunidade de contribuir para a formação dos futuros profissionais do país, difundindo os valores e cultura de sua empresa.