Na tarde de quarta-feira, 31, a Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo apresentou o resultado da pesquisa sobre os fatores de risco e de proteção contra as drogas. O legislativo vem discutindo o assunto desde o ano passado. Em uma das reuniões foi sugerida a aplicação do questionário para conhecer o público alvo e posteriormente desenvolver ações de prevenção ao uso de álcool e outras drogas. O resultado desta pesquisa foi apresentado pelo funcionário da casa Evandro Batista que ficou responsável pela aplicação e tabulação dos dados.
O questionário foi aplicado em 1343 alunos, de 8 escolas do município. A pesquisa foi realizada com estudantes do ensino fundamental e médio com idade entre 9 e 18 anos.
Foram avaliadas o nível de risco ou proteção em quatro ambientes: família, escola, comunidade e entre amigos. Para isso foi utilizado o Questionário “Termômetro de Risco e Proteção” desenvolvido pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Brasília e atualmente indicado pelo “Curso de Prevenção dos Problemas Relacionado ao Uso de Drogas” da Universidade Federal de Santa Catarina. Este questionário foi adaptado a realidade local em conjunto com os profissionais da Secretaria de Educação do município.
Na ocasião foi apontada a necessidade de desenvolver junto às comunidades do município a proteção dos adolescentes, relacionado ao acesso às bebidas alcoólicas e cigarros. Para isso, a Câmara pretende desenvolver campanhas educativas para inibir a comercialização desses produtos para menores, além de incentivar a fiscalização e denúncia pela própria população. Também pretende-se fortalecer o papel de mobilização das lideranças e associações comunitárias. Este trabalho será iniciado na próxima semana com o treinamento oferecido pela Escola do Legislativo às associações sobre o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil. No dia 8, último dia do curso, será trabalhado especificamente o tema “Mobilização Social nas Comunidades”.
Um relatório com análise detalhada da pesquisa será enviado aos participantes. Ao final do encontro todos receberam um formulário para avaliar e registrar sugestões de outras ações para a campanha.
Participaram da reunião, secretários municipais, vereadores, funcionários da casa, representantes das associações e entidades, do executivo, técnicos da área de saúde, assistência social, diretoras das escolas e professores.
O Projeto
O tema Álcool e outras drogas vêm sendo discutido na Câmara Municipal desde o ano passado. Em agosto de 2017, os participantes iniciaram a conversa. Após este encontro foi elaborado um projeto de resolução que instituiu no legislativo a Campanha Permanente de “Conscientização e Prevenção a Dependência de Álcool e outras Drogas”. O projeto 322/2017 prevê que a Câmara possa promover Palestras, Pesquisas; debates e Seminários, Exibição de filmes, Eventos Culturais, Exposições, Atividades desportivas, Audiências Públicas, Mesas de debates, Concursos e demais ações e atividades educativas voltadas à conscientização e prevenção à dependência de álcool e outras drogas.
Desde então, vários outros encontros foram realizados e que resultaram na criação do Projeto Entrelaços e a aplicação da pesquisa com os estudantes. A proposta é que após esta pesquisa, outras ações sejam adotadas.