Dirigentes do Sindicato Metabase criam expectativas de que o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) da Vale, neste ano, será o maior da história. Isso após a mineradora enviar convite para um encontro em Belo Horizonte no dia 10, próxima quarta, para negociar o pagamento.
De acordo com o presidente do Metabase, Paulo Soares de Souza, baseado nos números que a empresa divulgou a PLR deverá ser o maior pagamento de participação nos resultados “do Brasil”, negociado pelos sindicatos. O encontro da empresa contará com a participação da Unidade Sindical, composto pelo Metabase Itabira e Sindicato dos Ferroviários do Maranhão (Stefem), Sindicato dos Ferroviários do Espirito Santo (Sindfer) e o Sindicato dos Trabalhadores na Extração de Minério do Rio de Janeiro (SindMinario).
Superávit- Além da PLR, o Metabase de Itabira e Região entrou na luta junto à Aposvale para o pagamento do superávit da Valia, que deve variar de seis a oito salários de abono. As expectativas das duas instituições cresceram após os dirigentes da Valia em reunião no dia seis de dezembro de 2017 no Rio Janeiro, terem se comprometido a colocar em pauta na reunião de fechamento contábil com o Conselho Deliberativo em março 2018 propostas de pagamento de abono aos participantes plano de Benefício Definido (BD).