Ex-prefeito João Izael não descarta possível candidatura a deputado

João Izael (dir.), ex-prefeito de Itabira, fez recentemente visita a Reinaldo Santos, prefeito de sua terra natal, Santa Maria de Itabira

3/07/2022 – Em novo partido desde março e muito cotado para representar Itabira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o ex-prefeito João Izael Querino Coelho ainda evita dar declaração sobre uma possível candidatura. Por prudência, ele optou pela discrição, contudo, não descarta também a corrida pela cadeira de deputado estadual.

“Os nossos projetos de pré-candidatura, seriam para deputado estadual, mas na verdade eu ainda não me manifestei sobre isso”, respondeu de forma cautelosa, descartando a possibilidade de uma entrevista para falar sobre o assunto.

Em março, ao trocar o PP pelo PMN, o presidente do diretório estadual da sigla, Agnaldo de Oliveira, participou da solenidade em Itabira e falou em pré-candidatura de João Izael a deputado estadual ao abonar o ato de filiação do ex-prefeito. Entretanto, João Izael não negou, mas também não confirmou nada sobre a questão. “A minha vontade de ajudar Itabira é que considero que eu tenho uma dívida com Itabira por tudo que fizeram por mim, inclusive a população. Eu tenho uma gratidão enorme. Pessoas da minha origem, de onde eu saí para ser prefeito de Itabira e fui prefeito por duas vezes. Outras pessoas lutaram pela reeleição e não conseguiram. É muito Deus na minha vida e refletindo há uma cobrança, um certo clamor”, disse em um bate-papo informal.

A preocupação do ex-prefeito é evitar problemas com a legislação eleitoral e ele afirma que no tempo certo o povo será informado de suas pretensões. Ele disse que já recebeu diversos convites e que se sente em dívida com o município e necessidade de retribuir o que já recebeu dele, enquanto prefeito.

O histórico do político é outro fator favorável para ele concorrer ao cargo. João Izael foi vice-prefeito de Itabira no período de 2001 a 2004. Ganhou a eleição para prefeito em 2004. Foi reeleito no pleito de 2009. Em 2002, quando ainda era vice-prefeito, concorreu a uma vaga na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, mas não conseguiu se eleger.

De acordo com a resolução nº 23.674/2021 que disciplina o calendário eleitoral de 2022, as convenções partidárias para a definição de candidatos a presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais vão do dia 20 de julho a 5 de agosto. As eleições estão marcadas para o dia 2 de outubro.

Matéria publicada na edição 759 do Folha Popular