O estudante de direito e assessor parlamentar Leandro Fonseca ministrou palestra sobre a divisão dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário
Na tarde de quarta-feira (6), a Escola do Legislativo Isabel Rodrigues, da Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo, promoveu a primeira oficina temática de formação política para os estudantes inscritos no Parlamento Jovem Minas 2022.
O estudante de direito e assessor parlamentar Leandro Fonseca ministrou uma palestra sobre a divisão dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), explicando especificamente as suas funções nos âmbitos nacional, estadual e municipal. O palestrante destacou os trabalhos da Legislativo Municipal, falando sobre o que é necessário para se tornar um vereador, quais os seus deveres, o que é um projeto de lei, entre outros.
O Parlamento Jovem, programa de formação política e cidadã para estudantes do ensino médio, é promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com dezenas de câmaras municipais do estado, e com o apoio da PUC Minas. O município de São Gonçalo do Rio Abaixo integra o polo regional junto com as cidades de João Monlevade, Itabira e Dionísio.
Em 2022, 20 alunos matriculados no 2º e 3º anos do Ensino Médio se inscreveram para participar do Parlamento Jovem, que tem como tema a “Saúde Mental do Jovem”, contando com os seguintes subtemas: “Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental”, “Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental” e “Uso saudável das novas tecnologias”. Os estudantes são convidados a estudar o assunto e, ao final do processo, propor ações e projetos de leis.
Leandro Fonseca é estudante do curso de direito e assessor parlamentar do vereador Gladston Marcelo de Castro (PDT) no Legislativo são-gonçalense. É também presidente da Juventude Socialista do PDT em São Gonçalo do Rio Abaixo.