Deputado federal Diego Andrade, prefeito André Torres e o deputado estadual, Gustavo Valadares
25/06/2026 – Santa Maria de Itabira registrou, em um ano e meio, a captação de aproximadamente R$ 10 milhões em recursos provenientes dos governos Estadual e Federal, por meio de emendas parlamentares e convênios. O montante será destinado a investimentos em áreas como educação, saúde, infraestrutura e renovação da frota municipal.
Entre as ações contempladas estão a reforma da Escola Municipal Trajano Procópio, melhorias em unidades de saúde, aquisição de veículos, máquinas e equipamentos, obras de pavimentação em comunidades rurais e outros projetos voltados à melhoria dos serviços públicos.
De acordo com a Prefeitura, o volume de recursos representa um dos maiores já obtidos pelo município em um período de apenas 18 meses, resultado da articulação institucional junto aos governos estadual e federal e do apoio da bancada parlamentar.
O prefeito André Lúcio Torres atribui o resultado ao trabalho conjunto entre o Executivo, a Câmara Municipal e os parlamentares parceiros.

“Os recursos permitirão colocar obras em andamento e ampliar os investimentos em equipamentos e serviços para a população”, destaca André Torres
“Essas conquistas são fruto do diálogo e da construção de parcerias. Tivemos apoio importante dos deputados federal Diego Andrade e o estadual, Gustavo Valadares, além de outros parlamentares e dos vereadores que têm contribuído para que Santa Maria consiga viabilizar novos investimentos. Os recursos permitirão colocar obras em andamento e ampliar os investimentos em equipamentos e serviços para a população”, afirmou.
Além de Diego Andrade e Gustavo Valadares, também destinaram recursos ao município os deputados estaduais Tito Torres, Cristiano Xavier, Antônio Carlos Arantes, Vitório Júnior, Andréa de Jesus e Zé Laviola, além dos deputados federais Miguel Ângelo e Euclydes Petersen.
Segundo o secretário municipal de Relações Institucionais, Diogo Santos Oliveira, o trabalho não termina com a indicação da emenda parlamentar. Ele explica que a efetivação dos investimentos depende de uma série de etapas técnicas e administrativas.

“Nosso objetivo é garantir que todos os recursos destinados ao município sejam efetivamente executados”, disse Diogo Oliveira
“Existe todo um processo que envolve elaboração de projetos, cadastramento das propostas, acompanhamento da execução e prestação de contas. É um trabalho contínuo e bastante técnico. Nosso objetivo é garantir que todos os recursos destinados ao município sejam efetivamente executados, sem perdas por questões burocráticas”, destacou.
Com parte dos recursos já liberada e outra em fase de tramitação, a expectativa da administração municipal é que novas obras e aquisições sejam iniciadas ao longo dos próximos meses, ampliando os investimentos em diferentes setores da administração pública.









