Em plena epidemia de dengue, secretária de Saúde troca Itabira por Brasília

Clarissa Santos voltará a atuar no Ministério da Saúde

09/02/2024 – Mesmo com 7.139 casos de dengue, sendo 2.420 positivos e 4 mortes (dados de quinta-feira, 8), a médica Clarissa Santos Lages, alvo de críticas na Câmara de Vereadores, deixa a Secretaria Municipal de Saúde para assumir um cargo no Ministério da Saúde, em Brasília.

A exoneração foi publicada no Diário Oficial do Município nesta sexta-feira (9), bem como a nomeação da nova titular da pasta, Fabiana Marques Machado Lima.

Essa é 41ª mudança de secretariando promovida pelo governo Marco Antônio Lage (PSB)

Luciano Sobrinho pede exoneração da secretária de Saúde

O vereador Luciano Gonçalves dos Reis “Sobrinho” (MDB) pediu, durante reunião ordinária da Câmara Municipal, em novembro do ano passado, a exoneração da secretária de Saúde, Clarissa Lages.

Vereador Luciano Sobrinho fez o pedido devido ao retrocesso da saúde na cidade

Ele criticou o engessamento da saúde em Itabira, se referindo, principalmente, a redução das cirurgias eletivas pela metade no ano passado, de 200 para 100, entre outros desacertos.

“Já temos reclamações com relação à saúde na cidade há bastante tempo. Pessoas reclamando da falta de médicos no Pronto-Socorro, da falta de remédios, muitos exames na fila. Agora, há poucos dias, recebi uma denúncia e estou apurando, enviei ofício à Prefeitura e aguardo respostas, com relação ao Hospital Municipal Carlos Chagas, que o número de cirurgias eletivas diminuiu pela metade. Eram 200 por mês, agora são 100. Então as pessoas reclamam que fazem todo o processo para os exames, e na hora de fazer a cirurgia eles remarcam uma nova data, perdem todos os exames feitos, é o risco cirúrgico, tem que fazer tudo novamente. É dinheiro público sendo jogado fora”, protestou, na época.

  • Ex-secretária ocupará vaga no Programa Mais Médicos

Clarissa ocupou a Secretaria Municipal de Saúde após ter atuado como supervisora do Programa Mais Médicos para o Brasil em regiões amazônicas. O convite do Ministério da Saúde foi para que ela retornasse ao projeto.

A nova titular da pasta, Fabiana Machado, é fisioterapeuta graduada pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), especialista em fisioterapia respiratória, cardiológica e dermatofuncional, com atuação de mais de 20 anos em Itabira. Desde o início da gestão, Fabiana ocupou funções em áreas das atenções primária e secundária. Ela ocupava, até então, a Coordenadoria de Gestão em Saúde, já diretamente envolvida na coordenação das ações da Secretaria Municipal de Saúde.

  • Matéria relacionada

Saúde tem pedido de socorro negado na Câmara de Itabira