Em 26 anos, Ciscel terá gestão de Santa Maria de Itabira pela primeira vez

Nova diretoria: conselheiro fiscal Ronaldo Sá (Passabém), vice Raimundo Menezes de Carvalho (Ferros), presidente Reinaldo Santos (Santa Maria) e também conselheiros fiscais Alcemir Moreira (Santa Bárbara) e Cleidileny Chaves (Itambé)

  • CONSÓRCIO DE SAÚDE

O prefeito de Santa Maria de Itabira, Reinaldo das Dores Santos (PSD), foi escolhido por aclamação o novo presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro Leste (Ciscel), propondo, logo após a confirmação do seu nome, uma gestão compartilhada com os prefeitos dos demais municípios consorciados. O gestor eleito lembrou que o consórcio reúne um grupo de 12 municípios, com o propósito de oferecer aos habitantes mais agilidade e qualidade em saúde pública e que as decisões, em nível de gestão. são tomadas em conjunto.

“Ninguém tem que tomar decisão sozinho, porque o consórcio não é do presidente, é dos municípios que fazem parte. Então, nós temos que trabalhar juntos, buscando ideias para melhorar o acesso dos moradores à saúde. Como eu comentei no princípio, qualquer decisão que eu tomar, vai ser em conjunto com todos os prefeitos que fazem parte do consórcio”, enfatizou ele.

A escolha da nova diretoria aconteceu na manhã de terça-feira (20), no auditório da instituição, na avenida Duque de Caxias, bairro Esplanada da Estação, em Itabira.
Assumir a presidência do Ciscel, para Reinaldo Santos, terá um sabor de vitória dupla. Em 26 anos de criação do consórcio, é a primeira vez que um prefeito de Santa Maria de Itabira assume a direção da entidade que, com seus 12 municípios, soma cerca de 230 mil habitantes.

“Pra gente que está aqui hoje, sendo escolhido, é um orgulho muito grande. Para nossa cidade, isso é bacana, é pioneiro, é um motivo de muito orgulho pra mim e mais um motivo para eu fazer de tudo para que a gestão de um prefeito de Santa Maria fique na história”, comemorou ele.

As propostas de trabalho de Reinaldo Santos para o órgão reiteram ainda mais o entusiasmo do novo presidente. Além de acabar com a fila de espera, seja para atendimento ou marcação, humanização é a palavra que definirá sua gestão, segundo deixou claro. “Essa questão de fila é uma coisa que nós temos que trabalhar mais, humanizar. Eu sempre uso essa palavra – humanização —, porque a saúde tem que ser humanizada cada dia mais. A questão do transporte”, disse, prometendo buscar humanizar todo o sistema, desde a marcação dos exames, das cirurgias, transporte e todos os serviços.

Mas ele adianta que todas as decisões serão tomadas em conjunto com as demais prefeituras representadas no consórcio. Embora não esconda o seu interesse de manter Maurício Mendes na secretaria executiva do órgão e da nomeação para o cargo ser uma prerrogativa do presidente, Reinaldo Santos defende consenso até mesmo na montagem da equipe de suporte.

Escolhido para comandar o Ciscel pelos próximos dois anos, 2023 e 2024, o santa-mariense tomará posse no dia 1º de janeiro de 2023 ao lado do seu vice, o prefeito de Ferros, Raimundo Menezes de Carvalho Filho “Diquinho”.

O Ciscel é formado por 12 municípios: fazem parte do consórcio: Barão de Cocais, Bom Jesus do Amparo, Ferros, Itabira, Itambé do Mato Dentro, Morro do Pilar, Passabém, Santa Bárbara, Santa Maria de Itabira, Santo Antônio do Rio Abaixo, São Gonçalo do Rio Abaixo e São Sebastião do Rio Preto. Desses, oito prefeitos estiveram presentes e elegeram por consenso os membros da nova diretoria.

Matéria publicada na edição 766 do Folha Popular