FOTO: Flágson Duarte é o atual presidente da Câmara e autor do projeto
Estudantes de cursos de graduação relacionados a atividades legislativas perdem a oportunidade de estagiar na Câmara Municipal de Santa Maria de Itabira por questões políticas e partidárias. O sentimento é do presidente do Legislativo, Flágson das Mercês Duarte “Fafá de Izaías”.
Ele conta que apresentou em maio projeto de resolução criando o Programa de Incentivo à Profissionalização do Estudante, através de estágios supervisionados na Câmara, atendendo pedidos de estudantes em fase de formação. Por quatro votos contra, o projeto foi rejeitado em plenário, sem justificativas, pelos vereadores Marcelo Coelho da Fonseca (PDT), João Cornélio Filho “Nonoca” (PDT), Zélia Duarte Alves (PR) e Geraldo Alves de Alvarenga “Bilau” (Pros).
“A nossa proposta era de abrir oportunidade aos estudantes, com a criação de dois cargos de estágio aqui na Câmara, com seis horas diárias de trabalho de segunda a sexta-feira, por até dois anos, sem vínculo empregatício e com bolsa de até um salário mínimo por mês e auxílio transporte, se necessário. Sem motivos justificados, os vereadores da base do governo Reinando [das Dores Santos – Pros], votaram contra a criação dos cargos de estágio, o que prejudica não os vereadores que acreditam em iniciativas para contribuir para a formação profissional, mas sim os estudantes, que sempre cobram iniciativas para gerar oportunidade de estágio na Casa”, lamenta Flágson Duarte.
Votaram a favor da criação de estágio remunerado na Câmara os vereadores Danilo Lage, Jair Lino de Carvalho Lage, Rodrigo Antônio e Flágson Duarte, ficando o placar empatado em quatro a quatro. O vereador Francisco Pereira Domingos “Chiquinho do Chaves”, não participou da sessão devido a comorbidades e decreto da Covid-19.
Conforme o projeto de resolução, a escolha do estagiário seria feita mediante processo seletivo ou de prova de conhecimento mínimo, de acordo com as condições técnicas exigidas para cada caso.
Matéria publicada na edição 713 do Folha Popular (16 de julho)