Recebido nesta quarta (16), requerimento precisa ser analisado pelo presidente da Casa para que comissão seja instalada
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebeu nesta quarta-feira (16) requerimento para abertura de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar irregularidades na gestão da Cemig. Durante a Reunião Ordinária de Plenário, o 2º vice-presidente da Casa, deputado Doutor Jean Freire (PT), fez a leitura do pedido de instalação da CPI, com 27 assinaturas e tendo como primeiro signatário o deputado Professor Cleiton (PSB).
De acordo com o Regimento Interno da Casa, são necessárias as assinaturas de, no mínimo, um terço dos parlamentares, ou seja, 26, para se solicitar a instauração de uma CPI. O próximo passo nessa trajetória é a análise do requerimento pelo presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus (PV). Caso ele aprove o pedido, o requerimento deve ser publicado no Diário do Legislativo e, passados cinco dias da publicação, serão designados os membros da comissão.
No requerimento, os deputados e as deputadas solicitam que seja constituída a CPI da Cemig para investigar fatos determinados no prazo de 120 dias. Segundo o documento, haveria “fatos consistentes na possível prática de ilegalidades na gestão da Cemig, desde 2019 até a presente data, gerando prejuízos ao interesse público”.