Um dos projetos mais debatidos na reunião é de autoria do deputado Cristiano Silveira, que se pronunciou no telão – Foto: Guilherme Bergamini
Propostas foram discutidas em reunião de Plenário que também destacou a celebração do Dia do Enfermeiro, nesta terça
Diversos projetos de lei que devem ser votados nos próximos dias, todos relacionados à pandemia causada pelo novo coronavírus, foram o principal tema tratado pelos parlamentares durante Reunião Especial do Plenário, nesta terça-feira (12), que foi conduzida pelo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV).
Entre os projetos mais comentados, e que devem ser votados pelo Plenário na próxima quinta-feira (14), está o Projeto de Lei (PL) 5.207/18, que trata da doação de sangue no Estado. Na reunião desta terça, diversos parlamentares também parabenizaram os enfermeiros pela celebração de seu dia, também nesta terça, e pelo trabalho realizado por eles contra a pandemia.
Autor do PL 1.426/20, o deputado Gustavo Mitre (PSC) abriu a reunião desta terça pedindo o apoio dos colegas para a aprovação da matéria. Ele afirmou que a proposta foi elaborada inicialmente para campanhas contra a dengue, mas ganhou importância com a pandemia da Covid-19. A intenção, segundo ele, é permitir o que o Estado compartilhe com empresas privadas os custos de campanhas públicas de conscientização, garantindo sua realização em uma situação de crise das finanças públicas.
Doação – O deputado Cristiano Silveira (PT) defendeu a aprovação do PL 5.207/18, de sua autoria, que regulamenta a doação de sangue no Estado. O projeto recebeu também o apoio expresso da deputada Leninha e dos deputados Betão e André Quintão, todos do PT, e do deputado Guilherme da Cunha (Novo). A proposta proíbe que a orientação sexual do potencial doador seja tratada como um critério impeditivo para as doações de sangue.
Leia matéria na íntegra no site da ALMG