Parlamentares elogiaram profissionais da saúde e produtores rurais, além de repercutirem fala do presidente.
Atender às medidas de contenção recomendadas pelas autoridades de saúde e estabelecer união irrestrita de forças – dos três poderes, nas esferas federal, estadual e municipal – para conter o avanço do coronavírus no País. Essa visão permeou pronunciamentos da maioria dos deputados presentes à reunião on-line do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), realizada nessa quarta-feira (25/3/20).
Na reunião, na qual foi aprovado por unanimidade o Projeto de Resolução (PRE) 20/20, que reconhece estado de calamidade em razão da propagação da Covid-19, quase todos os parlamentares fizeram declaração de voto, nas quais ressaltaram o trabalho prestado pelos profissionais da área de saúde.
Também não faltaram agradecimentos aos produtores rurais, caminhoneiros e trabalhadores das forças de Segurança Pública, entre outros profissionais.
“Declaro meu voto sim, muito preocupado em coordenar todas as ações no sentido de preservar a vida de todos, inclusive daqueles que estão trabalhando por nós. Aí tem um aspecto todo especial o pessoal da segurança, da saúde e da agropecuária”, ressaltou o presidente da Comissão de Agropecuária e Agroindústria, deputado Coronel Henrique (PSL).
Os pronunciamentos ainda destacaram os riscos socioeconômicos da pandemia, assim como o impacto sobre a população mais vulnerável, como moradores em situação de rua, microempresários e trabalhadores informais.
Nesse sentido, houve apelo para que a ALMG acelere a votação de matérias que favoreçam essa parcela da sociedade, como a proposição que estabelece o Fundo de Erradicação da Miséria.