No Barro Preto, Douglas Melo e vereadores registraram as principais reivindicações
Atendendo a convite do presidente da Câmara de Santa Maria de Itabira, Vicente Umberto dos Santos (PL), o deputado estadual Jeferson Douglas Soares Estanislau “Douglas Melo” (MDB) e assessores, estiveram na cidade na tarde desta quarta-feira (18) para debater e propor parcerias com a Fundação Francisco de Assis, o Hospital Padre Estevam e a comunidade quilombola do Barro Preto.
Deputado sendo recebido na Câmara Municipal nesta quarta-feira (18)
Além de Vicente Umberto, o deputado foi recebido na Câmara pelos vereadores Carlos Luciano da Silva (Avante), Juliana Mara do Carmo (PSD), Rodrigo Antônio da Cruz Reis (Cidadania) e servidoras do Legislativo. No local, ele destacou as ações para desenvolvimento de Minas e a destinação da emenda de R$ 100 mil para o setor de saúde de Santa Maria, a qual conheceu pessoalmente logo após o fatídico dia 21 de fevereiro deste ano, marcado por fortes chuvas, com enchentes, deslizamentos de encostas, desabamentos e mortes.
“Conheci a cidade em um momento muito delicado e me sensibilizei com a situação, por isso destinei, em consonância com o vereador Vicente Umberto, uma emenda para ampliar as ações da saúde. Logo após, em março, me aproximei ainda mais do vereador durante sua luta contra a Covid-19, à qual ele venceu e está aqui hoje, defendendo novas ações estaduais em Santa Maria. E vamos sim, nos empenhar para ajudar”, disse Douglas Melo, lembrando que não teve um voto na cidade em 2018, mas que antes do voto, defende as ações: “Não se colhe frutos sem antes plantar uma árvore”, parafraseou.
- MAIS VISITAS
Na Fundação Francisco de Assis, a diretora apresentou as ações desenvolvidas
Ao deixarem a Câmara, vereadores, deputado e assessores foram até a Fundação Francisco de Assis, sendo recebidos pela diretora, Estela Maris. Com um datashow, foram apresentadas ao parlamentar as ações desenvolvidas pela entidade. Ao final, a diretora entregou uma pasta com reivindicações, sendo uma delas a compra de computadores para instalação de um núcleo de informática para ministrar cursos gratuitos aos moradores.
Vereadores e deputado conheceram as demandas do Hospital Padre Estevam
Outro local visitado foi o Hospital Padre Estevam. O provedor, Ari Virgílio, mostrou a estrutura da entidade ao deputado e vereadores e falou que o desafio é concluir as adequações para conseguir o alvará sanitário, que possibilitará acesso a convênio com o SUS, planos de saúde e Governo Estadual.
“As exigências para termos acesso ao alvará estão bem adiantadas, porém, tivemos alguns atrasos devido à enchente, que danificou muitas coisas. Todas as 54 portas, por exemplo, estão sendo trocadas agora, por meio de doações da Fundação Francisco de Assis, contou Ari Virgílio.
O deputado prometeu empenho para atender os pedidos da fundação e propôs uma reunião com vereadores e o provedor do hospital na Secretaria de Estado de Saúde (SES), em Belo Horizonte, para dar celeridade à liberação do alvará sanitário, que mudará a realidade financeira do hospital.
Reunião com membros da comunidade quilombola do Barro Preto
Por último, a comitiva seguiu para a comunidade quilombola do Barro Preto, a 5km da região central. A recepção na comunidade aconteceu na Escola Municipal Padre Estevam Viparelli, pelo presidente da Associação Quilombola Barro Preto, Eloísio da Cruz Silva, o grupo de canto e moradores.
As necessidades da comunidade envolvem a construção da sede da associação, cobertura da quadra da escola, melhorias na estrada de acesso e mais investimentos na saúde. Mais uma vez, Douglas Melo, juntamente com vereadores, registrou os pedidos, prometendo empenho.
Por fim, ficou agendado um retorno do deputado, assessores e vereadores à comunidade em um sábado, para um almoço de boas-vindas, o qual não pôde ser oferecido no dia, devido ao horário de trabalho dos moradores durante a semana.
Para o presidente da Câmara, autor do convite ao deputado, a visita atendeu aos objetivos. “O tempo é muito corrido, mas conseguimos levar Douglas Melo em locais que necessitam de apoio para ampliar atendimento aos moradores e preservar a cultura. Agora, é nos empenharmos para que as reivindicações sejam atendidas pelo Governo de Minas por meio de nosso deputado, que tem um bom diálogo com todas as secretarias estaduais”, disse Vicente Umberto.