Decepcionado com atual governo, João Izael confirma sua pré-candidatura a prefeitura de Itabira

Ex-prefeito de Itabira reuniu aliados e amigos na noite de quarta-feira (22)

24/05/2024 – O ex-prefeito João Izael Querino Coelho (PMN) confirmou na noite desta quarta-feira (22), sua pré-candidatura à prefeito nas eleições de outubro. O lançamento do seu nome aconteceu em evento realizado no auditório do Sindicato Rodoviário, no Centro, contando com a participação da sua mulher e aliados políticos. Com 71 anos de idade, ele vai disputar a cadeira da prefeitura pela terceira vez. E se eleito, João Izael completará a marca de 16 anos no Executivo Municipal.

Conforme gosta de dizer, ele foi o único prefeito reeleito na história de Itabira e antes de chegar à cadeira principal do terceiro andar, ocupou o cargo de vice-prefeito. Sua trajetória começou como vice de Ronaldo Lage Magalhães (PSD) de 2001 a 2004. Em 2004 foi eleito para o seu primeiro mandato de prefeito para a gestão de 2005 a 2008 e permaneceu na gestão de 2009 a 2012.

João Izael discursou para uma casa cheia e deu o tom de qual será sua estratégia eleitoral: criticar o governo do prefeito Marco Antônio Lage (PSB) com categoria, sem se rebaixar ou atacar a pessoalidade do prefeito. Em nenhum momento citou o nome dele. Mas a sua narrativa é que vai retomar o crescimento de Itabira estagnado nos últimos anos, a começar pela busca de aliados de peso junto à política estadual e federal.

“Vocês não têm ideia do quanto é importante o bom relacionamento com a esfera estadual e com a esfera federal”, disse alfinetando o distanciamento do atual governo municipal das esferas políticas superiores.

O ex-prefeito rememorou alguns dos principais projetos estruturantes da sua dupla gestão do município, como a pavimentação e asfaltamento da estrada de Itabira a Nova Era, a entrega de casas populares, com destaque, claro, a implantação do campus da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) em Itabira, a menina dos olhos dele.

Ele lembrou que a estrada de Nova Era, até a sua administração, era um sonho. Apesar de muitos terem duvidado, ela saiu do papel e sobre as casas populares afirmou: “Em oito anos de governo eu posso bater no peito com muito orgulho e dizer; nenhum governo na história de Itabira entregou tanta moradia popular para o povo, como nós entregamos”.

Ele não escondeu a mágoa com a traição sofrida quando Marco Antônio Lage deixou de cumprir a única exigência que fez para ajudá-lo a se eleger nas eleições de 2020. Essa também foi uma das principais motivações por trás de sua candidatura.

“O grande projeto, que é a universidade federal, não teve a continuidade devida. Isso me contrariou muito, porque ninguém sabe o que nós passamos para conquistar essa universidade”, disse, menosprezando o marketing exaltado do prefeito às reformas realizadas nestes últimos três anos.

Além de reformar escolas, o pré-candidato citou que também construiu novos prédios, entregou creches e foi o último prefeito a reformar o Pronto Socorro Municipal.