CPI da Água de Itabira segue no recesso aguardando informações do Saae

Membros da CPI da Água; Robertinho da Autoescola, Rose Félix e Sidney do Salão durante coletiva na sexta-feira (22)

24/12/2023 – Depois de enfrentar dificuldades para acessar a Estação de Tratamento de Água (ETA), Pureza, de responsabilidade do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (Saae), na terça-feira (19), os vereadores membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Água de Itabira; presidente Rosilene Félix “Rose” (MDB), relator Roberto Fernandes Carlos de Araújo “Robertinho da Autoescola” (MDB) e o vogal Sidney Marques Vitalino Guimarães “do Salão” (PTB), reuniram a imprensa na Câmara, na manhã de sexta-feira (22), para informar como fica o processo no recesso de início de ano.

Segundo eles, o trabalho para apurar a qualidade do produto fornecido na cidade não será paralisado no recesso de janeiro, quando deverá ser recebido documentos já solicitados pela comissão, como relatórios de análises da água do mês de novembro, período que a água foi distribuída com óleo e forte odor, e dias atuais. Conforme a presidente, estas amostras serão conflitadas por análises independentes que deverão ser feitas por uma empresa contratada pela Câmara.

Estrutura sucateada

Durante o flagrante de terça-feira (19), os vereadores membros da comissão observaram que a estrutura da ETE Pureza está totalmente sucateada. “Além de óleo e peixe morto no reservatório, observamos que a tubulação da ETE está tomada por ferrugem, não há um serviço de monitoramento eficaz e não tem vigia. Os funcionários que atuam no local sabem o que precisa ser feito, mas não são ouvidos. Vamos solicitar esclarecimentos sobre isso”, observou Robertinho da Autoescola.

Rose Félix pontua que o objetivo é apurar a verdade. “O governo parece querer esconder a realidade dos itabiranos, uma vez que contratou uma empresa para tirar o óleo da água e o serviço não saiu como esperado e pior, a Prefeitura correu e anunciou que a água estaria, novamente, apropriada para o consumo. Não foi isso que observamos durante a visita surpresa, juntamente com agentes da Polícia Militar Ambiental”, observou Rose.

A vereadora lembrou que a CPI já solicitou também informações sobre os azulejos que estão se soltando da estrutura e deixados dentro dos tanques, falta de espaço adequado para um tratamento eficaz e presença de apenas dois técnicos para operar uma grande estrutura que atende 60% dos itabiranos.

O vereador Sidney do Salão, vogal da CPI, lembra da importância da participação da comunidade no trabalho que apura a qualidade da água fornecida pelo Saae.

“Para que nosso trabalho tenha um bom resultado, vamos precisar que o itabirano denuncie qualquer anormalidade na água. Com isso, teremos como ampliar nossos questionamentos e trazer a verdade para todos, é isso que estamos buscando e claro, também devidas medidas por meios do Ministério Público e outros órgãos competentes”, disse.

A Câmara Municipal volta do recesso parlamentar no dia 6 de fevereiro de 2024. Neste período, o setor Jurídico da Casa segue recebendo documentos já solicitados ao Saae.

Matéria relacionada

Novos acontecimentos na ETA Pureza apontam que a Prefeitura pode estar enganando a população itabirana