Corpo a corpo se intensifica faltando 5 semanas para as eleições

A pouco mais de 5 semanas (38 dias) para as eleições do dia 15 de novembro, os candidatos a vereador, prefeito e vice intensificam o corpo a corpo, aliado às tradicionais propostas de governo. Outro destaque da corrida eleitoral é a distribuição de material de campanha, em sua maior parte, nestas eleições, por meio de aplicativos e redes sociais.
Conforme lançamentos no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Itabira, a disputa traz seis prefeitáveis, o atual, Ronaldo Magalhães, com o vice Gustavo Milânio (ambos pelo PTB), Alexandre de Faria Martins da Costa e o vice Sebastião Faria de Souza (ambos pelo PT), Cléverson Lobo Buim e Cláudio Afonso de Oliveira (ambos pelo Republicanos), Jânio Nunes Martins e a vice Marlene Carvalho Sampaio (ambos pelo Psol), Márcio Lúcio Moreira Couto (Cidadania) e a vice Cibele Machado (Avante) e Marco Antônio Lage (PSB) e o vice Marco Antônio Gomes (PL).
Ao cargo de vereador, são 269 concorrentes disputando as 17 cadeiras da Câmara, média de 15,8 candidatos por vaga.

Bom Jesus
Os 4.893 eleitores de Bom Jesus do Amparo terão duas opções para prefeito; Joaquim Aparecido dos Santos (PL), com o vice Cláudio Nilson Santos (DEM), e o ex-prefeito Pedro dos Santos Moreira (MDB) com o vice Vicente Pinto Ribeiro Neto (PDT). Nos bastidores políticos da cidade, o ex-prefeito pode não conseguir oficializar sua candidatura devido a processos judiciais.
Em se tratando de Câmara, são 36 candidatos disputando as nove vagas, 4 por vaga.

Barão de Cocais
Em Barão de Cocais, três nomes disputam os votos dos 24.220 eleitores; o atual prefeito Décio Geraldo dos Santos (PSB) ao lado do vice Lourival Ramos de Souza (PMN), o ex-prefeito Geraldo Abade das Dores e a vice Rosilene Aparecida da Costa (ambos pelo Patriota), e o também ex-prefeito Armando Verdolin Brandão, que apresenta como vice o filho, Bruce Padovani Freire Verdolin Brandão (ambos do PDT).
No município são 160 candidatos ao cargo de vereador, média de 14,5 concorrentes para cada uma das 11 cadeiras.

Santa Bárbara
No município de Santa Bárbara, o site do TSE registrou quatro nomes ao cargo de prefeito, sendo o do atual vice-prefeito, Alcemir José Moreira, com a candidata a vice professora Dionir Rodrigues (ambos pelo DEM), Carlos Antônio Macellani (Patriota) e o vice Lucas Evangelista dos Santos (PL), Ezequiel Geraldo Magela com o vice Daniel Faria Fonseca (ambos pelo PSB), e José Carlos Advogado (Cidadani) com o vice Juliano de Morais Caldeira Xavier (Avante).
Para as 11 vagas na Câmara Municipal, são 166 candidatos, média de 15 por cadeira.

São Gonçalo
Em São Gonçalo do Rio Abaixo, cidade com 10.076 eleitores cadastrados, três candidatos disputam a Prefeitura; a vereadora Luciana Maria Bicalho (PTB) ao lado do vice Geraldo Aparecido dos Santos (PSDB), o ex-prefeito Antônio Domingos Ribeiro e o vice Pedro Augusto Motta Moreira Ribeiro (ambos pelo PSL) e o também ex-prefeito e ex-deputado estadual Raimundo Nonato Barcelos (PDT) ao lado do vice Leandro Amora de Castro (PSB).
Ao cargo de vereador, são 60 postulantes para as nove vagas na Câmara, média de 6,6 por cadeira.

João Monlevade
Em João Monlevade, a segunda maior em população no Médio Piracicaba, cinco nomes foram lançados, o da atual prefeita Simone Carvalho Moreira (PTB) ao lado da vice Maria da Conceição Winter Araújo de Carvalho (Cidadania), Delci Sérgio do Couto com a vice Andréia Renata Brito de Souza Simões (ambos pelo PSB), Laércio José Ribeiro (PT) e o vice Fabrício Pinto de Melo Lopes (Avante), Railton Franklin Silva (PDT) ao lado do vice Carlos Roberto Lopes (PL) e Luiz Carlos Henrique de Freitas e o vive Danilo Teixeira Dias (ambos pelo Patriota).
Em relação à Câmara de Vereadores, são 285 candidatos para as 13 cadeiras, média de 22 por vaga.

Santa Maria de Itabira
Em Santa Maria de Itabira são três candidatos na disputa pela Prefeitura. O atual prefeito Reinaldo das Dores Santos tenta a reeleição ao lado do vice André Lúcio Torres (ambos pelo PSB). Os concorrentes são o vereador Danilo Lage e a vice Rafaela Alves Lage (ambos pelo Cidadania) e o ex-prefeito Olacir Aparecido Alvarenga Oliveira e o vice Valdeci Rodrigues de Morais (ambos pelo Avante).
Sessenta e sete candidatos disputam as nove cadeiras na Câmara, média de 7,4 por vaga.

Passabém
A cidade de Passabém tem eleição polarizada entre dois candidatos, o atual prefeito Ronaldo Agapito de Sá (PL) e o vice Kléber Batista Meireles (Republicanos) e o ex-prefeito José Lourenço e o vice Luciano de Sá Madureira (ambos pelo PP).
Apenas 29 pessoas disputam as nove vagas de vereador, média de 3,2 candidatos por vaga.

São Sebastião
Situação semelhante à de Passabém é observada em São Sebastião do Rio Preto, onde apenas dois candidatos disponibilizam os nomes para avaliação popular; o atual prefeito Sebastião Expedito Quintão de Almeida, com o vice Anízio da Silva Meneses (ambos pelo PSD) e o ex-prefeito Antônio Celso Pessoa Gonçalves Moreira (PTD) e o vive Expedito Benito Gonçalves (PL).
O número de candidatos a vereador também é baixo, total de 33 para as nove cadeiras na Câmara, média de 3,6 concorrentes por vaga.

Santo Antônio
Em Santo Antônio do Rio Abaixo, ponto turístico devido às famosas cachoeiras e corredeiras, a disputa pela Prefeitura está entre dois candidatos, o atual Assis Viana Alvarenga com o vice Abílio Morais Bittencourt (ambos pelo Avante) e Alexandre Rodrigues de Souza (Patriota) e o vice, o ex-prefeito Rilton Carlos de Alvarenga (PSDB).
Ao cargo de vereador, são 38 candidatos para as 9 vagas, média de 4,2 por vaga.

Itambé
Em outra cidade conhecida pelas suas belezas naturais, Itambé do Mato Dentro, a disputa está entre dois aspirantes ao cargo, Cleidileny Aparecida Chaves (PP), com o vice Nilton Rogério Pena (Patriota) e o jovem Matheus Perdigão da Silva (Avante), ao lado do vice Fernando Coelho Machado (DEM).
Ao cargo legislativo, são 37 concorrentes, média de 4,1 candidatos para cada uma das nove cadeiras.

MATÉRIA PUBLICADA NO FOLHA POPULAR DO DIA 8 DE OUTUBRO