Oficialização do nome ocorre seguindo normas da Justiça Eleitoral
05/08/2024 – Com o apoio de quatro partidos (PSDB, PSD, Republicanos e Cidadania), além do ex-prefeito Ronaldo Lage Magalhães, do ex-deputado estadual Bernardo Mucida, o vereador Neidson Dias Freitas (MDB) será homologado como candidato a prefeito de Itabira em convenção partidária do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). O evento, que também vai oficializar a sua vice, Rosilene Félix Guimarães (PSD), será na sede do MDB, a partir das 19h, na rua Padre Olímpio, 122, em frente ao paredão da rua Tiradentes.
Durante a convenção, serão definidos também os candidatos ao cargo de vereador pelo MDB.
Natural de Itabira, empresário com formação em direito, Neidson Freitas foi o mais jovem vereador da cidade, sendo eleito para o seu primeiro mandato com 21 anos de idade, em 2004, após sua segunda disputa. Atualmente está em seu quarto mandato. É filho de Nilo de Freitas Sá e Dulce Dias de Morais. Sempre morou e estudou em Itabira.
No exercício de seu 1º mandato, Neidson Freitas ocupou a Mesa Diretora da Câmara como 2º Secretário em seus dois primeiros anos de vereança e na sede de aprendizado, participou de todas as comissões temáticas da Casa, num total de 10 naquela época.
Em 2008, eleito para o segundo mandato, também foi escolhido para presidir a Câmara Municipal para o biênio 2009-2010. Posteriormente, voltou à presidência entre 2017 a 2018. Na última eleição foi o candidato a vereador mais votado na cidade, sendo eleito com 2.133 votos.
Apesar da vasta experiência política, é a primeira vez que ele concorrerá para o cargo de prefeito.
Sua luta e preocupação com os rumos dados a Itabira pelo atual prefeito que não entregou nenhuma obra relevante, apesar do orçamento bilionário da Prefeitura, e o gasto desmedido do dinheiro público com shows em nome da cultura, além de menosprezar as empresas da cidade o consolidou como o principal opositor ao governo atual.
“É por isso que estamos na oposição, não se trata de gostar ou não da pessoa do prefeito, estamos preocupados com os rumos de Itabira”
Neidson Freitas e Rose Félix durante lançamentos das pré-candidaturas em maio deste ano
Nos último quatro anos, a Prefeitura registrou as maiores arrecadações da história de Itabira, somando mais de R$ 4 bilhões, dinheiro que, na opinião de Neidson Freitas, deveria estar sendo investido para consolidar ações sustentáveis, que preparasse Itabira para enfrentar a exaustão definitiva da mineração na cidade.
“É por isso que estamos na oposição, não se trata de gostar ou não da pessoa do prefeito, estamos preocupados com os rumos de Itabira e mais, em 2025, a previsão é de queda de recursos. Imagine um prefeito gastando desordenadamente e com o caixa em baixa? É crise, é recessão com demissões, paralisações de serviços, é retrocesso de uma cidade que deveria estar agindo para se consolidar com ações sustentáveis, pois mineração não dá duas safras”, alerta Neidson Freitas sempre que tem uma oportunidade.
A aliança com Rose Félix, sua vice, uma mulher negra, de posição dura, defensora de programas sociais e de uma ampliação da ação estatal na promoção dessas condições, sugere uma união de forças e estratégia de fortalecimento em prol de um objetivo em comum.