Foto: Saae segue sem tapar buraco após obras de reparo em rede
O reajuste de 16, 71% foi assinado em conformidade com o governo Marco Antônio Lage (PSB). Reajuste do mínimo chega a 7,5%
30/12/2024 – A Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb-MG) apresentou na manhã de sexta-feira (27) a resolução que dispõe sobre a revisão dos valores das tarifas de água e de esgoto dos serviços prestados pela Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Itabira.
O documento, assinado em conformidade com o governo Marco Antônio Lage (PSB), determina que as tarifas tenham reajuste de 16,71%, a partir de 30 de janeiro de 2025. O índice foi definido pela Arisb-MG, a quem cabe a fixação, o reajuste, a revisão dos valores das taxas, tarifas e outras formas de contraprestação dos serviços públicos de saneamento básico no município.
O estudo tarifário foi apresentado ao Conselho de Regulação e Controle Social para Saneamento Básico do Município de Itabira, em reunião presencial no SAAE, no último dia 17.
As alterações nas contas irão variar de acordo com as categorias (residencial, residencial tarifa social, comercial, industrial e pública), faixas de consumo e serviços (água e esgoto). Para conferir a resolução completa, acesse o site www.saaeitabira.com.br. Na barra superior do site, clique em “Agência Reguladora”. Em seguida, selecione a opção “Notas Técnicas e Resolução de Fiscalização e Regulação”.
A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) feche em cerca de 4,84%.
Já o salário mínimo terá reajuste de 7,5%, passando dos atuais R$ 1.412 para R$ 1.518 a partir de janeiro de 2025.