Comandante dos Bombeiros alerta para período de seca e calor

Tenente Medeiros usou a tribuna da Câmara para falar sobre ocorrências de incêndios e afogamentos em Itabira

FOTO: Luciano Sobrinho e o tenente Marlon Medeiros

O comandante do Pelotão do Corpo de Bombeiros de Itabira, tenente Marlon Medeiros, usou a tribuna do plenário na reunião desta terça-feira (29) para falar sobre as ações da corporação. O convite foi feito pelo Vereador Luciano Sobrinho (MDB). Os dados apresentados pelo Ten. Medeiros em relação aos incêndios em Itabira são preocupantes. De acordo com ele, as ocorrências de queimadas e incêndios florestais na cidade estão acima da média de cidades com maior porte. Até o mês de agosto deste ano foram registradas 89 ocorrências, e, apesar do esforço do pelotão, não há como atender a todas as demandas. O Comandante enfatizou que deve haver uma cultura de prevenção e maior preocupação com o ambiente, já que as queimadas, além de prejudicar a fauna e flora da região, ainda causa transtornos respiratórios. “Nesta época do ano, em que há calor e tempo seco, a situação é crítica, já que a população não se conscientizou sobre os perigos das queimadas. Na maioria das ocorrências que atendemos, o homem é o principal causador, e, portanto, cabe a nós trazer a informação para que as queimadas sejam evitadas”, explicou Medeiros.

Afogamentos

Sobre afogamentos na região, Ten. Medeiros também foi enfático ao abordar a importância da conscientização sobre os perigos do uso de rios e cachoeiras. Este ano, de acordo com dados dos Bombeiros, já foram 9 ocorrências e a temporada de calor está apenas começando. Segundo Medeiros, se não houver conscientização, sobre os perigos, certamente haverá mais ocorrências. “É imprescindível que a população adote medidas de segurança antes de utilizar os rios e cachoeiras da região. A primeira medida é não usar bebidas alcoólicas antes de nadar. Em segundo lugar, evitar mergulhar em local onde você desconheça a profundidade e não pular de pedras. E por último, não superestime sua capacidade de nadar, mesmo quem sabe nadar pode se afogar”, explicou o comandante.

O Vereador Luciano Sobrinho justificou o convite aos Bombeiros. Para ele, as informações divulgadas servem para a prevenção de ocorrências, tanto de afogamentos, quanto de queimadas. “Estamos acompanhando a situação no município e há cerca de duas semanas vivenciamos dias de queimadas e incêndios intensos que mudaram a paisagem da cidade com a fumaça. Isso prejudica a saúde de muitas pessoas, sem falar no meio ambiente que sofre com o fogo. Sobre os afogamentos, vimos que há muitas ocorrências, inclusive com mortes e a informação e a prevenção são importantes para se evitar tragédias”, disse Luciano.