Cerimônia de posse de Marco Antônio foi marcada por intensos discursos

Prefeito reeleito na tribuna de posse e vereadores da legislatura 2025/2028

A Vale foi bombardeada acusada de não cumprir seu papel social, mas bilhões em tributos gerados à cidade por mais de oito décadas foram ignorados

3/01/2025 – Numa cerimônia marcada por longos discursos, muita floreação com promessas de transformar Itabira na cidade que o itabirano quer, o prefeito Marco Antônio Lage (PSB) e seu vice, Marco Antônio Gomes (PRD) tomaram posse nesta quarta-feira (1º).

A cerimônia, realizada no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), também concedeu posse aos 17 vereadores que ainda escolheram por votação o novo presidente do Legislativo.

Durante a cerimônia, Marco Lage falou por pelo menos 30 minutos, num discurso que reforça compromissos e promessas para o novo mandato. Um dos destaques da fala do prefeito reeleito foi a relação com a mineradora Vale. Ele prometeu se aproximar mais da empresa para exigir que ela assuma suas responsabilidades e dever com a cidade onde nasceu e prosperou, ignorando bilhões em tributos gerados pela empresa ao município por mais de oito décadas.

“Nosso território merece respeito e vamos exigir que Itabira receba a compensação por tudo que deu à Vale e ao Brasil. Não deixaremos que brumas de minério camuflam a verdade de que a Vale dependeu de nós para nascer e crescer e nós dependemos da consciência dos seus dirigentes para se despedir deixando aqui uma cidade sustentável,
digna e viva”, defendeu Marco Lage.

Entretanto, fez questão de afirmar, que nesse momento que a Vale se prepara para deixar a cidade, com a exaustão do minério de ferro, buscará uma transição com a empresa, de forma pacífica com uma postura determinada.

“Depois de um século de exploração mineral, que deixou marcas indeléveis na sua pele, Itabira não será apenas uma espectadora gentil, calada, subordinada do seu próprio fim, nem um retrato na parede em alguma sala de memórias pouco visitada. Pelo contrário; nós, com 80% de ferro nas almas, lutaremos por uma transição pacífica, mas muito determinada. (…) Estamos optando pela esperança no lugar do medo, a unidade de propósito em vez do conflito e da discórdia. E acreditamos que a mineradora terá o mesmo comportamento conosco”.

Marco Lage afirmou ainda ser necessário que a empresa e seus dirigentes revejam a forma de relacionamento com Itabira, para que a Vale se despeça ‘deixando uma cidade digna e viva’.

Marco Lage deixou claro que seu segundo governo vai dar sequência ao trabalho iniciado e destacou os trabalhos sociais que promoveu em sua administração. “O primeiro mandato priorizou o cuidado com nossa gente, seja do núcleo urbano quanto da nossa extensa zona rural. Os bairros e a roça viraram prioridades no nosso governo”.

“Assumo por mais quatro anos com o mesmo foco de trazer sustentabilidade para nossa Itabira”, declarou.

Marco Antônio Lage salientou também em seu discurso de posse a importância da diversidade, apontando para a inclusão racial, de gênero e classes sociais. “Quero ser cada vez mais o prefeito da gente, que respeita as pessoas, que enxerga as pessoas, que atende as pessoas, independentemente da cor, classe social ou gênero”, reafirmou Marco Antônio Lage,

Ao final, encerrando seu discurso de posse, o prefeito anunciou o slogan da nova gestão: “Juntos pelo amanhã”. Ele explicou que a intenção é envolver a sociedade nessa missão voltada para o desenvolvimento econômico. “Em todo canto que esticamos nosso olhar tem trabalho a ser feito. O momento em Itabira continua a exigir do prefeito ação ousada e rápida, como aconteceu até aqui. E nós continuaremos a agir – sobretudo para
estabelecer uma nova fundação para o crescimento”, concluiu, listando projetos e obras que pretende entregar até o fim do seu segundo mandato.

Novo presidente

O vereador recordista de votação nas eleições municipais, Carlos Henrique Oliveira (PDT), não participou da mesa diretora da Câmara Municipal. Eleito com mais de 3 mil votos, ele sequer colocou o nome para disputa.

Carlin Sacolão foi eleito por unanimidade

Com chapa única de consenso, os 17 vereadores itabiranos empossados nesta quarta-feira (1º) escolheram o vereador Carlos Henrique Silva Filho “Carlin Sacolão” (Solidariedade), para presidir a Câmara no biênio 2025/2026.

Para vice-presidente, foi eleito Marcelino Freitas Guedes (PSB). Dulce City Oliveira (PDT), vereadora em seu primeiro mandato, foi eleita primeira secretária. Leandro Pascoal (PSD), que retorna ao legislativo itabirano, foi escolhido para ocupar a segunda secretaria.

Carlin Silva é vereador de segundo mandato. O primeiro ele cumpriu entre 2017 a 2020. Mas é a primeira vez que assume a presidência do Legislativo.