Câmara vota nesta terça vale-alimentação e extinção das honrarias

(FOTO) Vereadores durante a reunião de comissões

Encontram-se na listagem de matérias da reunião ordinária desta terça-feira (6), oito projetos, três que deverão ser discutidos em primeira votação e cinco em segundo turno.

Primeira discussão e votação

Um dos projetos que poderá ser apreciado em Plenário foi liberado para pauta na última reunião das comisssões, após discussão de alguns vereadores e da Secretária Municipal de Assistência Social, Marli de Oliveira Martins Rosa. O PL 111/2018, dispondo sobre a Política Pública de Assistência Social do Município de Itabira é de autoria do prefeito Ronaldo Magalhães (PTB).

Segundo a justificativa, o referido projeto visa atender uma diretriz preestabelecida pela política nacional de assistência social, implementando o Sistema Único de Assistência Social – SUAS em nível municipal.

Outra novidade a ser votada, também proposta pela Prefeitura, é o PL 55/2019, visando a regulamentação do valor do benefício do vale-alimentação, concedido aos conselheiros tutelares de Itabira. O autor argumenta que o benefício será concedido no valor de R$ 280,97 e será atualizado conforme as revisões do auxílio-alimentação atribuído aos servidores públicos municipais.

Com emenda substitutiva do autor, vereador André Viana (Podemos), o projeto de resolução 7/2019, promovendo a extinção de todas as modalidades de homenagens oferecidas pela Câmara Municipal de Itabira, é mais um projeto que deverá ser discutido em primeira votação. De acordo com a justificativa do autor, o vasto número de homenagens faz com que as honrarias percam o significado e consequentemente se desvalorizem.

Segunda Discussão e Votação

Em segundo turno, deverá ser votado, o PL 82/2019, de autoria do vereador Reinaldo Lacerda (PHS), denominando a “Rua Santa Maria” a via popularmente conhecida como “Rua Santa Maria”, localizada no bairro Praia, em Itabira.

De autoria do Vereador Neidson Freitas (PP), estão em pauta, o PL 84/2019, declarando de utilidade pública a Associação Instituto Lukinha DDG, e o PL 85/2019, declarando de utilidade pública a Associação de Artesãos Itabiranos Fazendo Arte – AIFA.

Outra matéria que volta à pauta para votação em plenário é o PL 86/2019, autorizando a inclusão da “ONU MULHERES” na relação de entidades beneficiadas com repasses financeiros, de autoria do prefeito Ronaldo Magalhães (PTB).

Por fim, também deverá ser votado, o projeto de resolução N° 21/2019, de autoria do presidente Heraldo Noronha (PTB), aprovando os relatórios contábeis da Câmara Municipal de Itabira, referentes ao mês de junho de 2019.