Primeiro passo será a filiação em consórcio nacional; contudo, prioridade para compra é do Governo Federal
A Câmara Municipal de Itabira vota nesta terça-feira (9) a autorização para que o município participe do consórcio público a ser instituído pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para a aquisição de vacinas, medicamentos, insumos e equipamentos para combate à Covid-19. O assunto foi tema de uma reunião virtual entre os vereadores e o secretário municipal de Governo, Gabriel Quintão.
A 5ª reunião ordinária acontece on-line, às 14h. O projeto será votado em primeiro turno nesta terça. Na quarta-feira (10), em reunião extraordinária, também on-line, acontece a votação em segundo turno. A urgência na tramitação da matéria se deve aos prazos estabelecidos para instalação do consórcio, prevista para o dia 22 deste mês.
“Estamos em um momento delicado onde se discute lockdown, fechamento de comércios, e essa proposta vem como uma alternativa efetiva para a vacinação das pessoas. Vamos trabalhar unidos pela vacinação dos itabiranos”, destacou o presidente do Legislativo, Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB).
A união de esforços também foi ressaltada pelo secretário de Governo. “Vamos juntos buscar superar esse momento difícil. Estamos tratando de um projeto muito importante e tenho certeza que os vereadores irão ajudar a liderar esse processo de compra das vacinas”, disse Gabriel Quintão.
A proposta do consórcio é complementar ao Plano Nacional de Imunização (PNI) caso não consiga suprir a demanda nacional. O consórcio público permitirá negociações em maior escala, com melhores preços, prazos e condições contratuais. Qualquer município, independentemente do porte, poderá participar do grupo.
Moeda social eletrônica
Outro assunto discutido na noite desta segunda foi a implantação de uma moeda social eletrônica. A proposta foi apresentada aos vereadores pelo secretário municipal de Assistência Social, Elson Júnior. A minuta do projeto deve ser enviada à Câmara Municipal nos próximos dias.