Câmara quer criar genérico de Observatório Social em Itabira

O anteprojeto é de autoria do presidente da Câmara, Weverton Santos “Vetão”

Conselho pode apagar papel do Observatório Social, implantado justamente para acompanhar, de forma independente, o desempenho e transparência dos vereadores em Itabira

Os vereadores de Itabira aprovaram, por unanimidade, durante a reunião de terça-feira (13), anteprojeto que cria o Conselho Municipal de Transparência Pública e Combate à Corrupção.

Sem informar detalhes, o conselho, de iniciativa do presidente da Câmara, socialista Weverton Leandro Santos “Vetão”, deverá ser composto por membros do Governo Municipal e sociedade civil organizada. Caberá agora a Prefeitura enviar ao Legislativo projeto de lei formalizando a sugestão.

A proposta do conselho é bem semelhante ao papel desenvolvido pelo Observatório Social do Brasil (OSB), inaugurado em Itabira em fevereiro de 2018 e que desagrada a muitos devido à implacável fiscalização das ações da Câmara e Prefeitura ao promover, de forma independente, políticas de transparência e controle social na gestão pública.

Conforme desejo de Weverton Santos, estas ações anticorrupção, já desempenhadas pelo OSB, passam a ser executadas também pelo conselho.

Matéria publicada na edição 731 do Folha Popular (15/4/2021)